Percepções sobre as potencialidades do uso de mapas conceituais na formação pós graduada: um estudo com oficiais na Academia de Polícia Militar do Maranhão
Palavras-chave:
Mapas Conceituais, Metodologia Ativa, Aprendizagem, Pós-Graduação, Gestão Estratégicas de Pessoas.Resumo
Cada vez mais, nas pesquisas na área de educação, consolida-se a ideia de que a melhor maneira de a modificar é através das metodologias ativas, focadas no estudante. E, para tanto, o professor precisa assumir a responsabilidade na busca incessante de novas técnicas de ensino-aprendizagem que facilitem, reforcem e aumentem a capacidade de os alunos construírem o seu próprio conhecimento. O emprego do mapa conceitual configura-se como uma das alternativas para envolver e permitir ao estudante estabelecer um vínculo com a aprendizagem significativa. O presente artigo busca discutir as potencialidades do uso dos mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem, apresentando as percepções dos estudantes de pós-graduação da Academia de Polícia Militar do Maranhão. A pesquisa deu-se na disciplina de Gestão Estratégica de Pessoas, no curso de Especialização em Gestão da Segurança Pública. Foi realizada a revisão da literatura, que permitiu compreender a técnica de construção de mapas conceituais, bem como utilizado o modelo teórico metodológico de pesquisa de natureza exploratória. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas elaborado no Google Forms, o qual foi disponibilizado aos estudantes após conclusão da disciplina por meio de link enviado no grupo de Whatsapp. Os resultados indicam que o emprego de mapas mentais na pós-graduação foi amplamente aceito pelos estudantes, reconhecendo que a técnica os auxilia na memorização e sistematização de conceitos ao permitir-lhes organizar e relacionar as ideias, favorecendo a aprendizagem do conteúdo ao mesmo tempo dinamizando as aulas e trazendo mais motivação. Apontam, ainda, certa dificuldade inicial ao recorrer ao programa de criação de mapas com o apoio da tecnologia indicando que se faz necessário desenvolver a habilidade em utilizar os aplicativos e o software que ajudam a criá-los.Downloads
Publicado
2019-04-17
Edição
Seção
III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
Licença
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