Percepções sobre as potencialidades do uso de mapas conceituais na formação pós graduada: um estudo com oficiais na Academia de Polícia Militar do Maranhão

Autores

  • Adriana de Lima Reis Araújo
  • Maria Altina Siva Ramos

Palavras-chave:

Mapas Conceituais, Metodologia Ativa, Aprendizagem, Pós-Graduação, Gestão Estratégicas de Pessoas.

Resumo

Cada vez mais, nas pesquisas na área de educação, consolida-se a ideia de que a melhor maneira de a modificar é através das metodologias ativas, focadas no estudante. E, para tanto, o professor precisa assumir a responsabilidade na busca incessante de novas técnicas de ensino-aprendizagem que facilitem, reforcem e aumentem a capacidade de os alunos construírem o seu próprio conhecimento. O emprego do mapa conceitual configura-se como uma das alternativas para envolver e permitir ao estudante estabelecer um vínculo com a aprendizagem significativa. O presente artigo busca discutir as potencialidades do uso dos mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem, apresentando as percepções dos estudantes de pós-graduação da Academia de Polícia Militar do Maranhão.  A pesquisa deu-se na disciplina de Gestão Estratégica de Pessoas, no curso de Especialização em Gestão da Segurança Pública. Foi realizada a revisão da literatura, que permitiu compreender a técnica de construção de mapas conceituais, bem como utilizado o modelo teórico metodológico de pesquisa de natureza exploratória. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas elaborado no Google Forms, o qual foi disponibilizado aos estudantes após conclusão da disciplina por meio de link enviado no grupo de Whatsapp. Os resultados indicam que o emprego de mapas mentais na pós-graduação foi amplamente aceito pelos estudantes, reconhecendo que a técnica os auxilia na memorização e sistematização de conceitos ao permitir-lhes organizar e relacionar as ideias, favorecendo a aprendizagem do conteúdo ao mesmo tempo dinamizando as aulas e trazendo mais motivação. Apontam, ainda, certa dificuldade inicial ao recorrer ao programa de criação de mapas com o apoio da tecnologia indicando que se faz necessário desenvolver a habilidade em utilizar os aplicativos e o software que ajudam a criá-los. 

Biografia do Autor

Adriana de Lima Reis Araújo

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade do Minho em Portugal. Mestra em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em parceria com a Fundação Dom Cabral. Pós-graduada no Executivo MBA pela Fundação Dom Cabral/MG e em Gestão de Recursos Humanos pela Unigranrio/RJ. Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão e em Direito pelo Uniceuma/MA. É professora universitária na UFMA - Universidade Federal do Maranhão em São Luís - MA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas adquiridas pela vivência de mais de 22 anos em Atividade Técnico-Profissional em multinacional de mineração e logística e consultorias. É voluntária Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH - Seccional Maranhão desde 2011.

Maria Altina Siva Ramos

Professora auxiliar no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da Universidade do Minho. Investigadora associada ao Centro de Investigação em Educação. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre em Estudos Ibéricos: multimédia e didática das línguas pela Université de Toulouse le-Mirail, Doutora em Estudos da Criança, especialidade Tecnologia Educativa. Atua nas linhas de TIC e currículo, TIC em processos de ensino/aprendizagem, TIC e Ensino de Línguas, TIC e Metodologia de Investigação (grounded theory, NVivo), TIC e formação de professores.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação