O Sketchup no ensino da geometria espacial
Palavras-chave:
Matemática, Software, Ensino, Aprendizagem Significativa, Tecnologias Digitais.Resumo
Neste artigo busca-se explicitar que, dentre vários softwares disponíveis de domínio público na área da Matemática, o SketchUp se apresenta como uma alternativa viável para o ensino da Geometria, em particular, a espacial. O objetivo é apresentar encaminhamentos básicos para utilização do software e apresentar indícios de aprendizagem significativa relacionados aos elementos de um Prisma. A pesquisa em andamento está sendo desenvolvida em uma escola pública do Vale do Taquari-RS. A pesquisa de abordagem qualitativa vale-se da observação sistemática do pesquisador, assim como, da interpretação e compreensão dos fatos vivenciados em campo pelo mesmo. Durante este processo, os discentes tiveram o primeiro contato com o conteúdo por meio do software e, posteriormente, associaram suas experimentações e observações realizadas com o conteúdo formalmente apresentado através de aula expositiva dialogada. Os resultados apontam indícios da viabilidade do uso do recurso. Com ele, estima-se uma maior interação e participação dos alunos em um contexto introdutório de conteúdo. Com as atividades propostas, os alunos chegaram a conclusões generalizadas acerca do conteúdo, o que nos possibilita acreditar que o uso das tecnologias informáticas no ensino de Matemática, traz contribuições positivas aos ambientes educacionais favorecendo uma maior dinamicidade em abordagens que envolvam a disciplina.Downloads
Publicado
2019-04-17
Edição
Seção
III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
Licença
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