O Sketchup no ensino da geometria espacial

Autores

  • Romildo Pereira da Cruz
  • Marli Teresinha Quartieri
  • Patrícia Thais Kappaun
  • Simone Costa Andrade dos Santos
  • Nilma Silvânia Izarias
  • André Gerstberger

Palavras-chave:

Matemática, Software, Ensino, Aprendizagem Significativa, Tecnologias Digitais.

Resumo

Neste artigo busca-se explicitar que, dentre vários softwares disponíveis de domínio público na área da Matemática, o SketchUp se apresenta como uma alternativa viável para o ensino da Geometria, em particular, a espacial. O objetivo é apresentar encaminhamentos básicos para utilização do software e apresentar indícios de aprendizagem significativa relacionados aos elementos de um Prisma. A pesquisa em andamento está sendo desenvolvida em uma escola pública do Vale do Taquari-RS. A pesquisa de abordagem qualitativa vale-se da observação sistemática do pesquisador, assim como, da interpretação e compreensão dos fatos vivenciados em campo pelo mesmo. Durante este processo, os discentes tiveram o primeiro contato com o conteúdo por meio do software e, posteriormente, associaram suas experimentações e observações realizadas com o conteúdo formalmente apresentado através de aula expositiva dialogada. Os resultados apontam indícios da viabilidade do uso do recurso. Com ele, estima-se uma maior interação e participação dos alunos em um contexto introdutório de conteúdo. Com as atividades propostas, os alunos chegaram a conclusões generalizadas acerca do conteúdo, o que nos possibilita acreditar que o uso das tecnologias informáticas no ensino de Matemática, traz contribuições positivas aos ambientes educacionais favorecendo uma maior dinamicidade em abordagens que envolvam a disciplina.

Biografia do Autor

Romildo Pereira da Cruz

Doutorando em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES/ 2016. Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM/ 2003. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR/ 2002. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas UFAM/ 2001. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Membro da Comunidad virtual de la Red de Educacion Matematica de America Central y El Caribe. Membro da Sociedade Brasileira Matemática - SBM. Membro do Projeto de Pesquisa Tendências no Ensino - UNIVATES, no Sub-projeto Tecnologias no Ensino. Voluntário no Projeto de Extensão ?Redes Interdisciplinares ? Desvendando as Ciências Exatas e Tecnológicas?. Consultor AdHoc da FAPEAM.

Marli Teresinha Quartieri

Possui graduação em Ciências - Licenciatura de 1º Grau pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987), graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1989), especialização em Educação Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Educação pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - RS. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, atuando nos cursos de graduação e de Pós-graduação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas e no Programa em Ensino). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Tem experiência na área de Ciências Exatas, com ênfase no Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, investigação matemática, formação de professores, uso de tecnologias no ensino de Matemática.

Patrícia Thais Kappaun

Bacharelanda em Arquitetura e Urbanismo e Bolsista de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando no Projeto de Pesquisa Tendências no Ensino. Tem experiência na área de Matemática.

Simone Costa Andrade dos Santos

Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão e exerce a função de Diretora de Educação a Distância do IFMA. Atuou no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus EaD na Coordenação de Produção de material Didático para Educação a Distância. Tem experiência em coordenação pedagógica da Educação Básica e Coordenação de projetos de uso das Tecnologias na Educação. Doutoranda e Mestre em Ensino, pela Universidade do Vale do Taquari/RS. Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras/MG e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão.

Nilma Silvânia Izarias

Doutoranda em Ensino pela UNIVATES. Possui mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (2009), graduação em Química pela Universidade Estadual de Goiás (2004), graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Já atuou como coordenadora do curso de licenciatura em química, do curso técnico em química do IFG/Uruaçu, e como supervisora do Pronatec. Tem experiência na área de Química, com ênfase no ensino de química geral, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, química ambiental, ensino e aprendizagem de de química.

André Gerstberger

Doutorando em Educação na especificidade de Didática da Matemática pelo Institut de Educação da Universidade de Lisboa. É Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES (2017). Especialista em Docência para o Ensino Superior pela Faculdade de Sinop - FASIPE (2012). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011). Trabalha como Técnico Administrativo Educacional da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, concursado pelo Estado de Mato Grosso desde 2011. Atua como professor de Matemática do Ensino Fundamental no Instituto Educacional Superação desde 2016. Também é docente na Universidade de Cuiabá (UNIC), campus de Sinop-MT, ministrando aulas de Raciocínio Lógico e Matemático nos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação