Contribuições do uso pedagógico do software ACD/ChemSketch® no processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica dos alunos do ensino médio do IFMA Campus Caxias

Autores

  • Gildeglan da Silva Pereira
  • Wallonilson Veras Rodrigues
  • Denílson Barbosa dos Santos
  • Danielle Maria Apolonio Rodrigues

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Química Orgânica, Software ACD/ChemSketch®, Tecnologias Educacionais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral, analisar as contribuições do uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico no processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica dos alunos do ensino médio do IFMA Campus Caxias. Metodologicamente, este artigo, é produto de um Estudo de Caso de cunho qualitativo e quantitativo realizado no ano letivo de 2017 aliado a pesquisa bibliográfica e documental na literatura que trata acerca da temática uso pedagógico de Softwares educacionais no ensino-aprendizagem de Química. Utilizou-se como instrumentos e técnicas de coleta de dados, questionários contendo perguntas abertas e fechadas aplicados a um professor de Química orgânica e 20 alunos das turmas do 1º e 3º ano do IFMA campus Caxias; observação participante, diário de campo e registro fotográfico. Na organização, análise e interpretação dos resultados, empregou-se a técnica de análise de conteúdo. Por fim, os resultados desta pesquisa revelam que são muitas as contribuiçõesdo uso pedagógico do Software ACD/ChemSketch® no processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica dos alunos, ao comparar o desempenho escolar dos alunos em aulas de Química Orgânica sem e com o uso do Software ACD/ChemSketch®, constatou-se que o nível de aprendizado dos alunos melhorou com o uso didático desse software, principalmente nas aulas sobre hidrocarbonetos.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação