PLATAFORMA ONLINE GAMIFICADA, NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA

Autores

  • Edenise Alves Pereira
  • Mariana Mariano Borges
  • Misael Rocha Lima
  • Sarah Nunes de Passos
  • Willamys Rangel Nunes de Sousa

Palavras-chave:

Gamificação. Ensino-aprendizagem. Ensino de Física

Resumo

Diversificar e oportunizar aos alunos diferentes formas de aprender são ações fundamentais nos processos de ensino e aprendizagem. No ensino de Física as possibilidades de diversificação de metodologias de ensino permitem a utilização diferentes recursos metodológicos. Este artigo traz o resultado de um projeto de pesquisa que teve como objetivos elaborar e desenvolver uma plataforma online com características de gamificação para aprendizagem de Física. A gamificação surge, para ampliar técnicas que auxiliam no aprendizado dos estudantes. Pois segundo Kapp (2012), esse processo consiste “no uso de mecânicas, estética e pensamento de jogos, para envolver pessoas, motivar a ação, promover a aprendizagem e resolver problemas”. O projeto foi desenvolvido com alunos sas turmas de primeiro ano de Ensino Médio Integrado á Eletromecânica e Edificações do IFPI, campus Floriano.

Biografia do Autor

Edenise Alves Pereira

Professora de Física do Instituto Federal do Piauí, Campus de Floriano.Graduada em Lic. Plena em Física, pela UFPI.Especialista em Instrumentação para o ensino de Física pela UFPI e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela ULBRS-Canoas-RS.

Willamys Rangel Nunes de Sousa

Aluno do Programa de Doutrado em Geologia da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2012). Possui Especialização em Bancos de Dados pelo Instituto Federal do Piauí (2005). É graduado em Tecnologia em Informática pelo Instituto Federal do Piauí (2003). Atualmente, é professor efetivo do Instituto Federal do Piauí, campus Floriano. Membro fundador do Instituto Cais Digital. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados e Geoprocessamento.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação