Gameficação e as fakenews: uma análise do jogo Cheque Isso!

Autores

  • Poliana Marta Ribeiro de Abreu
  • Perla Maria Berwanger
  • Ramon Bezerra Costa

Palavras-chave:

FakeNews, Checagem, Gamificação, Educação, Tecnologia.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar de que maneira o game “Cheque Isso!” pode auxiliar no combate à disseminação de fakenews, transformando estudantes em checadores. Criado pela organização italianaFactchekers.it para o Internacional FactChecking Networking (IFCN), especialmente para o Dia Internacional do Fact-Checking, comemorado no dia 2 de abril, o jogo foi desenvolvido com a intenção de incentivar, entre os jovens, o hábito de checar informações. Antes, no entanto, da análise do jogo, será realizada uma discussão a respeito da disseminação de notícias falsas, da importância do processo de checagem e da gamificação.

Biografia do Autor

Ramon Bezerra Costa

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ). É líder do Grupo de Pesquisa ETC - comunicação, tecnologia e economia, vinculado ao Departamento de Comunicação Social da UFMA e registrado no CNPq.

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Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação