O celular nas aulas de geografia: usando a metodologia do Draw mylife

Autores

  • Alexsandro Costa de Sousa

Palavras-chave:

Draw mylife, Celular, Educação, Geografia, Recursos Digitais

Resumo

Uma das necessidades do professor é constantemente desenvolver novas possibilidades de ensino, para que transite no processo do ensinar e do aprender entre aqueles que são componentes desse processo, professor e alunos. Visando o interesse de sair do marasmo que ocorre fortemente ainda na pedagogia tradicional nas salas de aula que esse artigo apresenta o uso da metodologia contemporânea no ensino da geografia escolar para alunos do Ensino Médio. Envolvendo a tecnologia móvel, aplicativos e aprofundamento em pesquisas no material didático do aluno que não mais é um receptor de conhecimento, mas tornou-se produtor desse conhecimento, e de forma colaborativa. Pode-se, tratar de uma exposição experimental que envolveu diversos grupos de alunos, em uma escola pública estadual, um total de 90 alunos do 3º ano do Ensino Médio. A metodologia teve como objetivo, levar o conteúdo escolar para o conhecimento do aluno através do desenhar, da pesquisa fundante e da tecnologia. O planejamento do professor foi alcançado, pois, os conteúdos geográficos foram apresentados e discutidos de maneira que os alunos não conheciam.

Biografia do Autor

Alexsandro Costa de Sousa

Mestre pela Universidade Federal do Maranhão em Gestão de Ensino da Educação Básica. Possui licenciatura plena em Ciências da Religião pelo Instituto de Teologia e Filosofia Brasileiro e Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão . Especialista em Educação do campo, aluno do curso de Mestrado em Ciências da Educação na cidade de San Lorenzo-PY(Curso não concluído). Professor do Ensino Fundamental e Médio da redes públicas do Estado do Maranhão, ministrando Geografia e Filosofia. Atuação docente há mais de 10 anos comprometido com a Educação. Mobilizador social com representação fora do Estado em eventos nacionais e internacionais. Pesquisador nas áreas de Geografia, Ensino da Geografia, Teorias Geográficas,Educação Ambiental, Fenomenologia, Filosofia, Tecnologia, Educação a distância, Arte.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação