Rousseau e a pesquisa acadêmica: sobre o progresso e as tecnologias digitais

Autores

  • Francyhélia Benedita Mendes Sousa
  • Luciano da Silva Façanha
  • Lussandra Barbosa Carvalho
  • Priscila de Oliveira Silva

Palavras-chave:

Rousseau, Progresso, Tecnologias, Educação, Pesquisa.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as implicações dos recursos tecnológicos aliados ao ensino e à pesquisa na área de Filosofia e suas problematizações, e de maneira específica, debruçando-se sobre o pensamento do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau. Contrariando o otimismo no progresso das ciências, das artes e das letras, típico do Iluminismo ou o chamado Século das Luzes, Rousseau aponta para uma degeneração humana e corrupção moral da sociedade de seu tempo. Em outras palavras, o que era considerado um sinal de avanço e aprimoramento da sociedade, segundo Rousseau era o diagnóstico do caminho maléfico que a humanidade estava trilhando. Porém, Rousseau não trata das ciências, das artes e das letras em si mesmas, mas como estas funcionam dentro das relações intersubjetivas numa relação de poder. Para tanto, o artigo se divide em três partes. Primeiramente, será feita uma breve introdução sobre os avanços no ensino de filosofia nos dias atuais, destacando que a disciplina de Filosofia não se sustenta mais apenas na “transmissão” de conteúdos, mas agregando novas tecnologias como forma estratégica para se aproximar da realidade dos educandos, e assim, filosofar de maneira efetiva e pontual. Depois, abordar-se-á de que maneira o próprio Rousseau analisava o progresso de seu tempo. E, finalmente, na terceira parte, será analisado como as redes sociais dão suporte para o desenvolvimento da pesquisa Rousseau no GEPI-ROUSSEAU/UFMA, isto é, como o aspecto físico e presencial está articulado com as ferramentas digitais como blog, whats app e facebook.

Biografia do Autor

Francyhélia Benedita Mendes Sousa

Graduanda em Filosofia na Universidade Federal do Maranhão. Com interesse em Filosofia da Linguagem, Filosofia da Educação, Estética e Antropologia Filosófica. Tem pesquisa atualmente nas áreas de Filosofia da educação e Filosofia da Linguagem. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau-UFMA, aonde estuda as vertentes do pensamento iluminista com ênfase no pensamento do filósofo genebrino.

Luciano da Silva Façanha

Pós-Doutorado em Filosofia, estética do Século XVIII - PUC/SP. Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. Atua na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como professor Associado no Departamento de Filosofia (DEFIL); Coordenou o Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade - Mestrado Interdisciplinar (PPGCult), de 2014 a 2018; Professor nos Mestrados em Cultura e Sociedade e Mestrado Profissional em Filosofia da UFMA - PROF-Filo/UFMA. Foi coordenador do DINTER em Filosofia USP/UFMA; Coordena o NEPI Núcleo de Estudos do Pensamento Iluminista; é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau UFMA (GEPI Rousseau UFMA), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Integrante do Núcleo de sustentação do GT Rousseau e o Iluminismo da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase no Pensamento do Século XVIII, atuando principalmente nos temas relacionados à estética do século XVIII, História da Filosofia Moderna, Iluminismo, problemas da linguagem na filosofia, História, Filosofia e Literatura, Belas-Letras e Belas-Artes. Se dedica aos estudos dos filósofos Jean-Jacques Rousseau, Diderot, Voltaire e Montesquieu e a teoria crítica literária contemporânea de Maurice Blanchot e Roland Barthes referentes aos estudos estéticos do XVIII. Bolsista de estímulo a produtividade em pesquisa FAPEMA Doutor Sênior edital n° 007/2018.

Lussandra Barbosa Carvalho

Professora de Língua Portuguesa.Tutora à Distância pelo NEAD/UFMA. Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (concluído em 2017). Graduada em Letras pela Faculdade Atenas Maranhense (Conclusão em 2010.2). Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (Concluído 2012).Foi Bolsista PIBIC no Projeto FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: da natureza poética ao reconhecimento das paixões, da memória, da imaginação e de Outrem em Rousseau. PIBIC/UNIVERSAL FAPEMA (Concluído em 2016). Faz parte do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau(GEPI Rousseau/UFMA) e do grupo Grupo de Estudos em Paisagem e Literatura (Geplit/UFMA).

Downloads

Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação