Rousseau e a pesquisa acadêmica: sobre o progresso e as tecnologias digitais
Palavras-chave:
Rousseau, Progresso, Tecnologias, Educação, Pesquisa.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as implicações dos recursos tecnológicos aliados ao ensino e à pesquisa na área de Filosofia e suas problematizações, e de maneira específica, debruçando-se sobre o pensamento do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau. Contrariando o otimismo no progresso das ciências, das artes e das letras, típico do Iluminismo ou o chamado Século das Luzes, Rousseau aponta para uma degeneração humana e corrupção moral da sociedade de seu tempo. Em outras palavras, o que era considerado um sinal de avanço e aprimoramento da sociedade, segundo Rousseau era o diagnóstico do caminho maléfico que a humanidade estava trilhando. Porém, Rousseau não trata das ciências, das artes e das letras em si mesmas, mas como estas funcionam dentro das relações intersubjetivas numa relação de poder. Para tanto, o artigo se divide em três partes. Primeiramente, será feita uma breve introdução sobre os avanços no ensino de filosofia nos dias atuais, destacando que a disciplina de Filosofia não se sustenta mais apenas na “transmissão” de conteúdos, mas agregando novas tecnologias como forma estratégica para se aproximar da realidade dos educandos, e assim, filosofar de maneira efetiva e pontual. Depois, abordar-se-á de que maneira o próprio Rousseau analisava o progresso de seu tempo. E, finalmente, na terceira parte, será analisado como as redes sociais dão suporte para o desenvolvimento da pesquisa Rousseau no GEPI-ROUSSEAU/UFMA, isto é, como o aspecto físico e presencial está articulado com as ferramentas digitais como blog, whats app e facebook.Downloads
Publicado
2019-04-17
Edição
Seção
III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
Licença
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