MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Palavras-chave:
Educação do campo, Multiletramentos, Desafios, Possibilidades, TICs.Resumo
A educação do campo é um dos temas que merece destaque, haja vista que a luta pela equidade e pela garantia de uma educação de qualidade são fatores que possibilitam caminhos para a inserção no mundo globalizado. Nessa perspectiva, a escola do campo deve oportunizar a mesma qualidade de uma escola urbana, contribuindo assim para o desenvolvimento social, econômico, intelectual e político deste educando. Por esta razão, o presente artigo visa potencializar os estudos e possibilidades dos multiletramentos na Educação do campo, tendo o sujeito (aluno) como autor crítico e consciente de suas práticas no contexto o qual está inserido, ou seja, no campo e no ciberespaço.Como aportes teóricos, centramos esse estudo nas concepções de letramentos e multiletramentos no contexto da Educação do Campo. Para isso, o presente artigo versa no seguinte tripé: Letramentos e Multiletramentos, Educação do campo e Tecnologias da Comunicação. Destarte, optamos em utilizar a pesquisa qualitativa com traços bibliográficos, visto que as múltiplas possibilidades de letramentos e da diversidade de interesses que estes podem suscitar se configuram como uma das necessidades no campo da pesquisa. Como resultados, concluímos que as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas do campo, mediadas pelas inovações tecnológicas, precisam fortalecer e consolidar as vivências que já são desenvolvidas pela população campesina, posto que não podemos mais permitir essa educação não debata a realidade de seus sujeitos. Outrossim, a construção do conhecimento no campo deve se dar a partir do estudo da própria realidade e do conhecimento de mundo que cada um traz.Downloads
Publicado
2019-04-17
Edição
Seção
III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
Licença
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