A motivação nas aulas de Matemática a partir dos jogos digitais do Mangahigh

Autores

  • Denise da Silva Araújo
  • Hawbertt Rocha Costa

Palavras-chave:

Ensino dematemática, Motivação, Informática, Jogos digitais, Aprendizagem.

Resumo

A Matemática, ao logo de sua história, contribuiu para o desenvolvimento científico-tecnológico e ainda serve a este propósito como uma importante ferramenta. E embora, no contexto escolar, seja uma disciplina tão relevante para o desenvolvimento das ciências e da sociedade, seu ensino tem se realizado de maneira insatisfatória e descontextualizada, revelando a dificuldade dos alunos em aprender Matemática e o porquê de estudá-la. Diante das abordagens tradicionais de ensino, que muitas vezes causa desmotivação nos alunos, este trabalho versa sobre o desenvolvimento e aplicação de uma Sequência Didática com inserção da Informática nas aulas de Matemática através da plataforma on-line Mangahigh, tendo por objetivo analisar a produção de significados dos conceitos a partir do uso dessa plataforma como ferramenta mediacionalea motivação dos alunosna aprendizagem da matemática com inserção de jogos digitais presentes no referido espaço. Os resultados possibilitaram evidenciar que o uso de recursos tecnológicos utilizados como ferramenta didático-pedagógica favoreceu o aprendizado dos alunos e os motivaram em produzirem o significado dos conceitos de Equação do 1° grau. Além disso, os estudantes também se mostraram motivados e relataram já utilizarem alguns desafios matemáticos por meio das redes sociais, o que possibilitou relacionar o conteúdo com o contexto cultural em que já estão inseridos. Deste modo, atividades com o uso de recursos tecnológicos na educação matemática tornam-se poderosas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem, desde que seu uso esteja relacionado ao contexto cultural dos alunos.

Biografia do Autor

Hawbertt Rocha Costa

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (2012). Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Bauru em Educação para a Ciência (2016). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão no Campus de Bacabal para o curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Também é professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPECEM da Universidade Federal do Maranhão no Campus de São Luis. Atualmente desenvolve atividades na área de Ensino de Química, especialmente no que versa sobre produção e aplicação de Objetos de Aprendizagem e produção de significados pelos alunos no estudo dos conceitos de Química. Além disso, atua em outras áreas da Educação para Ciência como: Educação Ambiental e Divulgação Científica. Já atuou nas áreas de Eletroquímica (células a combustível, platina, liga de platina-cromo e cobalto) e Química Computacional (redução de oxigênio a partir de complexos).

Downloads

Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação