Contribuições para a educação ambiental utilizando a gamificação na aprendizagem da coleta seletiva

Autores

  • Yonara Costa Magalhães Universidade Ceuma
  • Alexsander Matheus Amorim de Oliveira
  • Rayanne Silva de Oliveira
  • Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida
  • Will Ribamar Mendes Almeida

Palavras-chave:

Coleta Seletiva, Educação Ambiental, Aprendizagem, Gamificação, Android.

Resumo

Contribuições para a Educação Ambientalutilizando a gamificação para a aprendizagem da coleta seletiva. A exploração ambiental dos recursos do planeta demanda da sociedade um comprometimento maior para implementarações de intervenção ede preservação ambientais, tornando indispensável a promoção deações de conscientização ambiental. A Educação Ambiental tem significativo papel na contribuição da formação de cidadãos conscientes e socialmente praticantes de ações ambientais. Com foco na conscientização ambiental, desenvolveu-se e avaliou-se um game mobilepara Android contemplando a temática de coleta seletiva – o RecycleMax. O game foi desenvolvido utilizando-se a ferramenta Construct2 e está embasado nas metodologias e processos de desenvolvimento de software, bem como por um estudo comparativo de trabalhos correlatos.Em sua concepção e modelagem realizou-se a identificação dos requisitos de software e utilizou-se a UML 2.3. A avaliaçãofoi organizada em duas etapas, antes e após a utilização do jogo,tendo sido utilizadoum questionário para coletar as informações de 40estudantesde Sistemas de Informação (4º e 6º períodos). O objetivo foi analisar a usabilidade do aplicativo, apontando os principais pontos positivados pelo uso e também observar as possibilidades de contribuição do RecycleMax para a aprendizagem da coleta seletiva e para conscientizaçãoambiental. Foram obtidos resultados que atestam a contribuição da gamificação para o processo de aprendizagem e conscientização da temática, sendo uma estratégia lúdica e de interação que apoia a Educação Ambiental e que estimula os estudantes para a importância do tema e para o desenvolvimento de bons hábitos de conservação do meio ambiente.

Biografia do Autor

Yonara Costa Magalhães, Universidade Ceuma

É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (1998) e mestre em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (2002). Atualmente é professora titular da Universidade do CEUMA, onde é membro do NDE do curso de Sistemas de Informação. Foi docente no Centro Universitário Euro-Americano - UNIEURO - DF (até 2011), onde atuou como Procuradora Institucional, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Sistemas de Informação e de CST em Redes de Computadores, Coordenadora dos Cursos de Sistemas de Informação, CST em Redes de Computadores e CST em Gestão da Tecnologia da Informação e Coordenadora Pedagógica. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: UML, educação, desenvolvimento de sistemas, análise e modelagem de sistemas, banco de dados e tecnologia educacional. Atualmente é pesquisadora do NuSTI (Núcleo de Pesquisa em Sistemas e Tecnologia da Informação) dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação da Universidade CEUMA.

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Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação