As Tecnologias Assistivas: aplicativos como meio de inclusão dos deficientes auditivos

Autores

  • Fernanda Fonseca Neves
  • Gleibson José da Silva
  • Cassia Cordeiro Furtado

Palavras-chave:

Deficiência auditiva, Inclusão Digital, TecnologiasAssistivas, Surdos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os aplicativos tradutores de libras como meio de inclusão dos deficientes auditivos na era da tecnologia digital. A presente investigação é de cunho bibliográfico, de natureza descritiva, inserida no âmbito da Ciência da Informação e Educação. No contexto da cibercultura, o estudo relaciona os aplicativos como instrumento de inclusão social e digital dos surdos, notadamente para fins de comunicação, informação e didático. Dar-se destaque para os aplicativos brasileiros e suas contribuições comotecnologias assistivas para deficientes auditivos.

Biografia do Autor

Cassia Cordeiro Furtado

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, em Portugal (2013). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Especialização em Usuário, na Universidade Federal de Paraíba. Graduação em Biblioteconomia e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Associado I da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design-PPGDg/UFMA, linha de pesquisa: Design e Produtos Multimídia, Design Informação e Comunicação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPA. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia ? LEDMID. Atua nas áreas: web 2.0, web 3.0, redes sociais, plataformas digitais, biblioteca 2.0, biblioteca 3.0, biblioteca digital, leitura e livros digitais, design da informação, ergonomia informacional, design de serviços, geração Z e geração alpha, biblioteca escolar, literatura infantil, metodologia da pesquisa, pesquisa científica e educação básica.

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Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação