Os fanzines virtuais facilitando o processo-ensino aprendizagem na disciplina de ciências naturais

Autores

  • Rachel Bonfim da Silva
  • Júlio Cesar Albino Marins
  • João Batista Bottentuit Junior Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Fanzine, ensino, metodologias, ciências naturais, novas tecnologias

Resumo

O presente trabalhoversará sobre a importância dos fanzines no processo de ensino aprendizagem, pois os mesmos se configuram por uma renovação das revistas em quadrinhos no Brasil, mas também por ter uma contribuição para a formação do público juvenil, além disso, contribui também para criarmos um espaço essencial de discussão e avaliação dos quadrinhos como expressão artística e criativa para este público. Inicialmente editados com técnicas rudimentares (mimeografados), os fanzines tornaram-se, com o desenvolvimento tecnológico e a popularização dos meios de impressão, cada vez mais sofisticadas, aproximando-se do requinte das publicações do mercado. Ganharam também novos formatos e formas de produção, facilitados pela revolução trazida pela informática.O Fanzine é uma revista de publicação alternativa, independente feita de fãs de um determinado assunto, objeto ou arte e voltado para fãs do mesmo conteúdo (MAGALHÃES, 1993). Há dois tipos de produção de Fanzines: os impressos, geralmente feitos em papel sulfite, e os e-zines, sites que possuem a mesma finalidade e filosofia de um Fanzine.

Biografia do Autor

Rachel Bonfim da Silva

graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Maranhão e graduação em QUÍMICA Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão. Possui duas Pós-Graduações uma em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão e outra em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é MESTRANDA DO PPGEEB/UFMA na linha de pesquisa de Tecnologias na Educação. Atualmente é Supervisora Escolar- Secretaria de Educação do Estado numa Escola de Jovens e Adultos, atualmente é professora do Centro de Lançamento de Alcântara com as disciplinas de Ciências e Química do 6º ao 9º do Ensino Fundamental maior e todas as disciplinas do Ensino Fundamental Menor. Foi professora de Educação Sexual e de Ciências no Dom Bosco e no CEI-COC. Foi professora substituta da Universidade Federal do Maranhão. Foi professora da Faculdade Vale do Acaraú .Foi professora da Universidade Estadual do Maranhão

Júlio Cesar Albino Marins

Graduação em LETRAS - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia Universal (1995). Atualmente é pesquisador de grupo de estudo GRUPELD da Universidade Federal do Maranhão; É pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisas e Tecnologias Digitais na Educação, GEP-TDE, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da UFMA na turma 2017.1. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em produção de textos escritos; Concluiu como aluno Especial do Mestrado do PG-LETRAS-UFMA, a disciplina Teorias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, tecnologia e recurso didático. Linguística e Linguística Textual.

João Batista Bottentuit Junior, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto, Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Centro Universitário UNA e Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Maranhão. É também Especialista em Docência no Ensino Superior pela PUC-MG, Engenharia de Sistemas pela ESAB e Educação a Distância pelo UNISEB. É professor Adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Educação II. É Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado Acadêmico - Atual Coordenador Gestão 2018-2020) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional). Email: [email protected]

Downloads

Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação