APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: “TEORIAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO”

Autores

  • Francisco Thiago Silva SEDF e FAPRO.

Resumo

Nas últimas décadas o campo do currículo vem avançando no Brasil em número de grupos, trabalhos e pesquisas, eventos científicos, além de pesquisadores nas mais diferentes esferas de atuação tendo como preocupação central, temáticas que envolvam teorias e práticas curriculares.  Inúmeros teóricos denunciam uma verdadeira deserção com relação às construções teóricas produzidas no pensamento social brasileiro. Nessa perspectiva, este dossiê temático – organizado e coordenado no âmbito do grupo de pesquisa: “Currículo e Interdisciplinaridade na Formação Docente”, abrigado na Escola de Formação de Professores / EPROF, do Centro Universitário Projeção, com sede na cidade de Taguatinga, Distrito Federal –  apresenta como objetivo central: fomentar e fazer avançar as pesquisas do campo curricular, sobretudo com um olhar a respeito do resgate histórico das teorias de currículo, bem como sua relevância nos processos de formação inicial e continuada de profissionais da educação que atuem nas mais diferentes atividades laborais.  

Biografia do Autor

Francisco Thiago Silva, SEDF e FAPRO.

Mestre em Educação/Currículo pela  -Universidade de BrasíliaEspecialista em História e Cultura Afro-BrasileiraGraduação  em História e PedagogiaMembro do Grupo de Pesquisa - Currículo: Fundamentos e Práticas - FE/UnBMembro do Geppherg - Grupo de Estudo e Pesquisa em História, Políticas, Relações raciais e gênero - FE/UnB. Docente da escola de formação de professores, sobretudo no curso de licenciatura em História e Pedagogia (Ceilândia)

Publicado

2018-07-09

Edição

Seção

Dossiê - Ensino, Aprendizagem e Metodologias