DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA PARA PENSAR O CAMPO CURRICULAR NO BRASIL

Autores

  • Francisco Thiago Silva SEDF e FAPRO.

Palavras-chave:

Currículo. Teoria Crítica.

Resumo

o presente artigo tem como objetivo central refletir sobre os desafios e as contribuições da teoria crítica de currículo para pensar sobre o campo curricular no Brasil. Tomamos como metodologia um breve levantamento bibliográfico sobre a temática. O texto está estruturado da seguinte forma: origem e desenvolvimento dos estudos curriculares no Brasil e os desafios e contribuições da teoria crítica para o campo do currículo no Brasil. É importante salientar as diferenças entre teoria crítica de educação e de currículo para melhor compreender os progressos e os debates que as discussões sobre educação, sobretudo no que diz respeito às relações entre as diferentes vertentes curriculares, influenciam nas grandes políticas para a área, ao mesmo tempo em que orientam a própria organização do trabalho pedagógico nos diferentes espaços escolares.

Biografia do Autor

Francisco Thiago Silva, SEDF e FAPRO.

Doutor em Mestre em Educação e Currículo (UnB). Coordenador e professor do curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Projeção. Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Líder do Grupo de Pesquisa: “Currículo e Interdisciplinaridade na Formação Docente” (CNPQ). E-mail: [email protected]. Pesquisador dos grupos de pesquisa: GEPPHERG e Currículo: Fundamentos Teóricos e Práticas Educativas. (FE/UnB).  

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Publicado

2018-07-08

Edição

Seção

Doissiê: TEORIAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO”