Educação, currículo e diversidade: Um debate sobre a linguagem utilizada nos livros didáticos da EJA frente aos desafios contra o sexismo.
Resumo
A crescente mobilização de diversos setores sociais em favor do reconhecimento da legitimidade de suas diferenças tem correspondido a uma percepção cada vez mais aguda do papel estratégico da educação para a diversidade. Ela é vista como fator essencial para garantir inclusão, promover igualdade de oportunidades e enfrentar toda sorte de preconceito, discriminação e violência, especialmente no que se refere a questões de gênero e sexualidade. Uma educação não sexista é uma proposta de mudar condicionamentos e estereótipos atribuídos aos seres humanos de acordo com seu sexo. O ponto de partida para o alcance de novas perspectivas que envolvem a diversidade e currículo reside no entendimento da diversidade como ela efetivamente é tratada nos contextos educacionais. Desta forma, o objetivo da presente pesquisa é analisar a forma com que tratam da diversidade de gênero, os livros didáticos recomendados pelo Ministério da Educação (MEC) para a alfabetização de jovens e adultos (EJA). Para cumprimento de tal objetivo, fez-se necessário realizar uma pesquisa teórica, documental, qualitativa e descritiva. De um total de 19 livros, do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), 8 foram compuseram a amostra da presente pesquisa. Tal investigação permitiu o entendimento de que formar um cidadão livre de preconceitos e de discriminações não é tarefa somente da escola, mas faz parte da realidade do(a) educador(a) enfrentá-la. Afinal, nos livros didáticos analisados encontram-se poucas representações de mulheres, e dessas poucas, em geral promovem os estereótipos, subalternização e padrões conservadores de referência à mulher.Downloads
Publicado
2018-07-08
Edição
Seção
Doissiê: TEORIAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO”
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado;
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro;
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.