Astronomia no currículo dos cursos de Geografia: Uma análise a partir da formação docente e dos livros didáticos utilizados no DF.
Palavras-chave:
Astronomia, Ensino, Geografia.Resumo
Este artigo tem como proposta realizar uma análise da formação acadêmica dos professores de geografia, nos conteúdos associados a Astronomia, a partir dos livros didáticos utilizados no 6º ano do ensino fundamental com o intuito de levantar informações sobre como está sendo aplicada o ensino da Astronomia nas aulas de geografia. Foi feita uma análise de cinco livros didáticos que já foram e ainda são utilizados na rede de ensino pública e privada do DF, além de levantamentos das instituições/universidades que oferecem o curso de geografia, com o intuito de constatar se é oferecido alguma disciplina específica ou relacionada ao tema. Como suporte da pesquisa foram enviados questionários por e-mail para professores de geografia com objetivo de verificar se houve contato desses docentes com a astronomia durante a formação ou durante a carreira. Esta pesquisa aponta que os professores possuem dificuldades para lecionar astronomia nas aulas de geografia, pois a maioria não teve contato com esses conteúdos durante a formação e quando precisam ministrar essas aulas o livro didático acaba não oferendo suporte suficiente.Downloads
Publicado
2018-07-08
Edição
Seção
Doissiê: TEORIAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO”
Licença
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