A Educação Ambiental na formação do Professor de Geografia: Uma análise a partir dos currículos do curso de Licenciatura em Geografia do Centro Universitário UniProjeção DF, e de Universidades Federais das cinco regiões brasileiras.

Autores

  • Claudia Pinheiro Nascimento Centro Universitário UniProjeção

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Professores, Geografia, Universidades.

Resumo

A presente pesquisa visa analisar como a disciplina de educação ambiental tem sido abordada na formação dos professores de Geografia e a prática no ambiente escolar.  A realização desta investigação, a saber, busca   constatar o porquê dos graduandos dos cursos de licenciatura em Geografia   apresentarem   insegurança   para   inserir   a   Educação Ambiental (EA) nas suas práticas pedagógicas, de como ela de fato pode ser aplicada e acrescentada no conhecimento dos alunos, questionando quais as visões e motivações dos professores e quais mudanças que as informações podem trazer de positivo nas práticas ambientais. Busca-se compreender como a formação relacionada com a EA ocorre na formação dos licenciados em Geografia, tomando como base o curso de Licenciatura   em   Geografia   no   Centro Universitário   UniProjeção   DF, e de outras Universidades Federais   das   cinco   regiões brasileiras.  Dentro do objetivo proposto, busca-se verificar como a Educação Ambiental tem siso abordada nas IES, por meio de suas teorias e metodologias para a formação superior e, analisar os documentos norteadores no curso de Licenciatura em Geografia buscando as inter-relações disciplinares com a EA no intuito de construir um panorama da situação dos cursos de licenciatura em Geografia com base no currículo das instituições investigadas.

Biografia do Autor

Claudia Pinheiro Nascimento, Centro Universitário UniProjeção

Formada em Geografia pela universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em geografia pela Universidade Federal de Rondônia e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2018-07-08

Edição

Seção

Doissiê: TEORIAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO”