Educomunicação e interdisciplinaridade com ferramentas de comunicação para expansão do conhecimento no ambiente acadêmico

Autores

  • Ciro Inácio Marcondes UniProjeção Universidade Católica de Brasília
  • Leandro Rolim UniProjeção

Palavras-chave:

Educomunicação, Edumídia,

Resumo

As tecnologias da informação desenvolvem papel importante para o aprendizado. O rádio e a TV envolvem potenciais de comunicação que ainda serão bastante explorados pelos estudantes e professores. Por outro lado, com o contexto atual de interação e evolução constante, as telas dos smartphones e mídias de sinalização digital, conhecidas como Digital Signage ou Media Digital Out Of Home (MDOOH) ganham espaço. O mercado para essas mídias é crescente e, pelo campo acadêmico, é perceptível a necessidade de mais pesquisas para que docentes e discentes se apropriem cada vez mais deste tipo de veiculação de informação e, consequentemente, haja um benefício nos processos de aprendizagem.

Biografia do Autor

Ciro Inácio Marcondes, UniProjeção Universidade Católica de Brasília

Doutor em Comunicação pela linha Imagem e Som no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Entre 2014-15, realiza o Doutorado-Sanduíche no Centre des Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) na Université Paris IV-La Sorbonne, em Paris. É mestre em Literatura, tendo defendido a dissertação Limite: o poema em filme pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília (UnB). Professor do curso de Comunicação da Escola de Negócios do UniProjeção. Professor do curso de Comunicação da Universidade Católica de Brasília.

Leandro Rolim, UniProjeção

Professor e Doutor. Profissional de mercado e pesquisador de Comunicação e Marketing; Produtor Executivo da TV Brasil Internacional - EBC. Radialista, Jornalista e Ator; possui graduação em "Comunicação Social - RTV" pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Pós-graduação Lato Sensu em "Gestão em Marketing" pela Faculdade para o Desenvolvimento de Pernambuco (2008) e é Doutor em "Comunicación Audiovisual, Revolución Tecnológica y Cambio Cultural" pela Universidad de Salamanca - Espanha (2016). Tem experiência em audiovisual, tendo atuado nas diversas funções da profissão em emissoras de redes como TV Brasil, Band, SBT, Rádio Clube FM, Rede Estação Sat, TV e Rádios Universitárias de PE e Rádio OASIS Salamanca - Espanha. Gerenciou projetos multiplataformas para SETUR - Prefeitura da Cidade do Recife, SINTEPE - PE, IESB TV, TV e Rádio Projeção. Seus trabalhos nas áreas de Comunicação e Marketing foram premiados pelo Ministério do Turismo em 2010 e ONU/ACNUR em 2014, entre outros. Atuou como docente do Departamento de Comunicação do Centro Universitário IESB - Brasília / DF e do UNIBRATEC / PE tendo participado ativamente do NDE do curso de Produção em Multimídia IESB, conceito 4 pelo MEC em 2014. Orientou e fez bancas em vários TCCs de Departamentos de Comunicação. Atualmente é professor e membro do NDE e conselho de classe dos cursos de "Marketing" e "Publicidade e Propaganda" do Centro Universitário UniProjeção, em Brasília / DF. Leciona disciplinas de Produção, Direção e Edição para Rádio, Web e TV; Ética na Publicidade; Redação Publicitária; Criação de Textos para RTV, Produção em Multimídia, Comunicação Integrada e Introdução ao Marketing. A tese doutoral "La Media Indoor en la Construcción de una Nueva Interactividad Publicitaria" obteve em sua defesa nota máxima e CUM LAUDE pela Universidad de Salamanca, España e foi indicada ao Prêmio Extraordinário de Teses defendidas em 2015/2016 pela Universidad de Salamanca.

Downloads

Publicado

2018-07-08

Edição

Seção

Artigo Original