Astronomia no currículo dos cursos de Geografia: Uma análise a partir da formação docente e dos livros didáticos utilizados no DF.

Autores

  • Claudia Pinheiro Nascimento Centro Universitário UniProjeção
  • Roberta da Silva Batista

Palavras-chave:

Astronomia, Ensino, Geografia.

Resumo

Este artigo tem como proposta realizar uma análise da formação acadêmica dos professores de geografia, nos conteúdos associados a Astronomia, a partir dos livros didáticos utilizados no 6º ano do ensino fundamental com o intuito de levantar informações sobre como está sendo aplicada o ensino da Astronomia nas aulas de geografia. Foi feita uma análise de cinco livros didáticos que já foram e ainda são utilizados na rede de ensino pública e privada do DF, além de levantamentos das instituições/universidades que oferecem o curso de geografia, com o intuito de constatar se é oferecido alguma disciplina específica ou relacionada ao tema. Como suporte da pesquisa foram enviados questionários por e-mail para professores de geografia com objetivo de verificar se houve contato desses docentes com a astronomia durante a formação ou durante a carreira. Esta pesquisa aponta que os professores possuem dificuldades para lecionar astronomia nas aulas de geografia, pois a maioria não teve contato com esses conteúdos durante a formação e quando precisam ministrar essas aulas o livro didático acaba não oferendo suporte suficiente.

Biografia do Autor

Claudia Pinheiro Nascimento, Centro Universitário UniProjeção

Formada em Geografia pela universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em geografia pela Universidade Federal de Rondônia e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2019-04-17