POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE AO BULLYING NO ÂMBITO ESCOLAR: estratégias de enfrentamento no Brasil, Estados Unidos, Finlândia, Espanha e Portugal

Autores

  • Lélia Júlia Carvalho Faculdade Projeção/Uniprojeção
  • Denise Bastos Moreira Faculdade Projeção/Uniprojeção
  • Claudia Alves Teles

Palavras-chave:

bullying, estratégias, combate, violência, escolas

Resumo

A prática do bullying ou Intimidação Sistemática é tão antiga quanto o surgimento das sociedades, porém a conscientização das consequências danosas que esta prática pode provocar em crianças e adolescentes é algo relativamente novo. O estudo baseou-se em uma análise exploratória e comparativa, sendo os procedimentos metodológicos pautados em revisão bibliográfica e análise documental. O objetivo deste artigo é verificar o tratamento legislativo concernente a prevenção e combate ao bullying no Brasil em relação às legislações de países como Finlândia, Espanha, Portugal e Estados Unidos. Assim, se investigou quais são as estratégias de enfrentamento e combate a intimidação sistemática estabelecidas por estes países com o propósito de erradicar a violência nas escolas.Palavras-chave: bullying; estratégias; combate; violência; escolas.

Biografia do Autor

Denise Bastos Moreira, Faculdade Projeção/Uniprojeção

Graduada em Letras e Direito. Especialista em Docência Universitária pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCEUB) e em Direito Público e Privado pela Faculdade Projeção. Advogada colaborativa no escritório Fischer, Moreira & Advogados Associados com foco no Direito de Família. Doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA). Professora de graduação e pós-graduação com experiência na área de Direito Civil e Solução de Conflitos - Mediação e Arbitragem.

Downloads

Publicado

2017-12-17