O aperfeiçoamento da defesa no plenário do Tribunal do Júri pela aplicabilidade de estratégias persuasivas utilizando a linguagem não verbal

Autores

Palavras-chave:

Tribunal do júri, Linguagem não verbal, Persuasão, Advogado de Defesa, Jurados.

Resumo

O discurso do defensor no tribunal do júri, deve amparar-se na habilidade das argumentações necessárias à adoção da tese defendida, por meio de aprimoramento e integração com demais ciências. O tribunal do júri é um grande desafio na atuação da advocacia criminal por ter um roteiro característico e envolver participantes da sociedade diretamente nos processos decisórios. Por este motivo, o advogado de defesa necessita utilizar de inúmeros recursos que possam ser auxiliares para o reconhecimento de suas teses, dentre eles, o aperfeiçoamento e exercício de outros meios de comunicação, como não verbal. O aprendizado deste diálogo, facilita a auto percepção necessária para controlar as próprias expressões em busca de resultados eficientes e leitura das mensagens transmitidas pelo corpo de outras pessoas. Durante a interação entre os seres vivos é perfeitamente possível, com base em observações criteriosas, identificar sinais corporais positivos ou negativos para que possa acrescentar ou modificar sua mensagem de acordo com o desejado. O diálogo do corpo transmite inúmeras informações de maneira conjunta com as palavras, desse modo, desde a entrada do advogado em plenário, suas ações passarão por análises em curto período de tempo, aproximadamente noventa segundos. É inerente aos seres humanos a observação de seus pares que compartilham de um espaço comunitário. Conclui-se, que na aplicabilidade da linguagem não verbal e demais estratégias correlatas, o advogado poderá maximizar sua explanação, a fim de promover a compreensão, persuasão e adoção das teses defensivas expostas pela defesa aos jurados numa plenária do júri.

Biografia do Autor

leandro rodrigues doroteu, Centro Universitário Projeção

Professor da Faculdade Projeção (FAPRO) Mestre em Linguística (UNIFRAN) e em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (CAES). Especialista em Direito Público, Docência do Ensino Superior e Direito Empresarial. Tem graduação em Curso de Formação de Oficiais pela APM PMDF, graduação em Direito e Letras.

Carlos Vinícius Branco de Moura, Centro Universitário Projeção

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Projeção

Downloads

Publicado

2017-08-02