A luta conquistada a conquistar

Autores

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Relação homem-mulher, Indivíduo, Sujeito, Ator

Resumo

O presente estudo visa delimitar as relações homem-mulher tomando como referência a teoria dos Movimentos Sociais (Um novo paradigma: para compreender o mundo de hoje) e O mundo das mulheres desenvolvidas por Alain Touraine. Será apresentado e discutido o conceito de movimento social analisando os três princípios elaborados pelo autor; as diferenças que ele estabelece entre indivíduo, sujeito e ator social, distinção que se faz pertinente quando se observa que o indivíduo, e aqui se enquadram as mulheres, nada mais é do que um reflexo de suas histórias; e porque para o sociólogo os fenômenos efetivamente transformadores da nossa atualidade são aqueles ligados ao que o autor denominou de “mundo das mulheres”. Segundo o autor, os movimentos sociais possuem papel fundamental para modificar características sociais e culturais de uma sociedade, sendo assim, são mais do que simples protestos, são um tipo de ação coletiva, que despertam da associação entre um projeto cultural e um conflito social. E para que essas transformações aconteçam os sujeitos desses movimentos não se autoenquadram como vítimas, mas possuem uma marca, uma “alma”, que é seu direito de ser cidadão. Nessa perspectiva, não se pretende necessariamente aprofunda quanto ao movimento social feminista, mas aspira-se demonstrar sua importância para os dias atuais. Isso porque, a partir desses movimentos, foi possível criar para o hoje um novo universo cultural, uma nova forma de observar a vida que já existia antes de qualquer racionalização dos sujeitos. Houve uma conquista, que continua sendo necessário conquistar.

Biografia do Autor

Lélia Júlia de Carvalho, Faculdade Projeção

Graduada em DIREITO pela Universidade Paulista - UNIP. Especialista em Direito Penal com ênfase em Direito Processual Penal; Direito Público; Estado, Justiça e Constituição; Ordem Jurídica e Ministério Público; Didática em Ensino Superior e Armas Não Letais com ênfase em Segurança Pública. Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Vale dos Sinos- UNISINOS; Doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino - UMSA. Professora universitária e de Pós-graduação, ministrando as disciplinas de Direito Administrativo, Constitucional, Civil e metodologia cientifica. Possui experiência acadêmica em cursos de formação de seguranças privados e nos cursos universitários de Direito, Farmácia, Jornalismo, Administração de Empresas, gestão financeira, secretariado e Gestão de Projetos.

Priscila Maria Werlang Soares, Ex-aluna da Faculdade Projeção

Possui graduação em Direito pela Faculdade Projeção (2015). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil.A luta conquistada a conquistar

Downloads

Publicado

2016-09-23