A audiência de custódia e a apresentação imediata do preso ao juiz como processo de evolução civilizatória do processo penal brasileiro

Autores

  • leandro rodrigues doroteu Faculdade Projeção e Instituto Superior de Ciências Policiais
  • Catiane da Silva Ribeiro Faculdade Projeção

Palavras-chave:

Prisão, Custódia, Audiência, Direitos Humanos, Processo Penal.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a audiência de custodia frente ao sistema de processo peal brasileiro. Em fevereiro de 2015 o Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça e o Tribunal de Justiça do estado de São Paulo lançou o projeto “Audiência de Custódia” que rapidamente foi implantado em todos os estados da federação. Apesar das críticas tecidas pela mídia e pelos seguimentos das carreiras policiais procuramos compreender a partir da pesquisa bibliográfica a humanização que é possível alcançar diante de tal prática. Esse estudo destacou no cenário do Direito Penal a prisão, seus objetivos com foco na audiência de custodia. Também as características do novo instituto, a necessidade perene de efetivar na prática essa nova ação legal em prol dos direitos humanos do preso e da efetividade do processo penal brasileiro.  Concluindo-se ainda que o contato direto do preso com o juiz representa instrumento importante de avanço para a legalidade, necessidade e adequação da medida constritiva, evitando eventuais maus-tratos impostos ao suposto autor do crime devendo isso ajudar de maneira considerável para a redução do número de prisões cautelares consideradas abusivas e desnecessárias no Brasil.

Biografia do Autor

leandro rodrigues doroteu, Faculdade Projeção e Instituto Superior de Ciências Policiais

Professor da Faculdade Projeção (FAPRO) Mestre em Linguística (UNIFRAN) e em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (CAES). Especialista em Direito Público, Docência do Ensino Superior e Direito Empresarial. Tem graduação em Curso de Formação de Oficiais pela APM PMDF, graduação em Direito e Letras.

Catiane da Silva Ribeiro, Faculdade Projeção

Bacharel em Direito

Downloads

Publicado

2016-09-23