O adicional de insalubridade e a dignidade da pessoa humana: o caso dos técnicos administrativos da UPA do Núcleo Bandeirante – DF

Autores

  • Marcos Paulo de Oliveira Santos UDF

Palavras-chave:

Dignidade da pessoa humana, Insalubridade, Técnicos administrativos, UPA-NB

Resumo

O adicional de insalubridade e a dignidade da pessoa humana: o caso dos técnicos administrativos da UPA do Núcleo Bandeirante – DFResumoEste artigo é um recorte de trabalho monográfico, que visava analisar a qualidade de vida dos técnicos administrativos da UPA-NB. Naquele cenário, utilizou-se o arcabouço teórico da Administração Pública. Aqui, ele é novamente evocado com um viés jurídico, uma vez que direitos basilares são desrespeitados no exercício da função de técnico administrativo. Deste modo, o objetivo do presente artigo é analisar a não concessão do adicional de insalubridade aos técnicos administrativos da UPA do Núcleo Bandeirante e como isso fere o instituto da dignidade da pessoa humana. Para tanto, utilizam-se os métodos dialético e dedutivo para o cotejo das leis que perpassam a temática. Trata-se, portanto, de pesquisa eminentemente documental. Por fim e com o escopo de tornar o tema delimitado, sem a prosápia de esgotá-lo, teve-se por referência a lei que abrange os técnicos administrativos daquela unidade (estatutários), ou seja, a lei n.º 840 de 23 de dezembro de 2011, que versa sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Distrito Federal, das autarquias e das fundações públicas distritais. Percebeu-se que o GDF e a SES-DF não envidam esforços no sentido de exaurir os riscos aos servidores, o que seria mais econômico ao Estado. Negam-lhes o mencionado adicional de insalubridade, ensejando ações judiciais desnecessárias; colocando em risco as vidas dos servidores e gerando altíssimos custos para a sociedade.Palavras chave: Dignidade da pessoa humana; Insalubridade; Técnicos administrativos; UPA-NB.

Biografia do Autor

Marcos Paulo de Oliveira Santos, UDF

Licenciado em Educação Física pela UCB (2007); Licenciado em Letras-Português e Respectiva Literatura pela UnB (2009); Licenciado em Pedagogia pela FACIBRA (2015). Bacharel em Administração Pública pela UnB (2015). Especialista em Docência do Ensino Superior pela UGF (2009). Especialista em Gestão e Orientação Educacional - UNEB (2014). Mestre em Educação Física (área de concentração: Atividade Física e Esporte) pela Universidade de Brasília / CAPES (2011). Atuou como professor substituto da SEEDF de 2008 a 2012, exceção ao ano de 2010, o qual foi dedicado para a consecução do mestrado acadêmico. Atuou como tutor na Universidade Aberta do Brasil (UnB), tutor na Escola Aberta (CETEB) e como docente no curso de Pós-Graduação do Instituto Asafe. Foi servidor público da SES/DF. Tem experiência na área de Educação Física Escolar. Atualmente, é empregado da CAESB. No campo da pesquisa acadêmica, interessa-se pelos seguintes temas: Teoria Geral do Processo; Literatura; Letramento; Representações Sociais; Sociologia; Esporte e Qualidade de Vida; Gestão Pública e Qualidade de Vida no Trabalho.Foi aluno PROJEÇÃO DO CURSO DE DIREITO. CURSO TRANCADO NO 4º SEMESTRE. Atualmente é estudante de História na UDF.

Downloads

Publicado

2016-09-23