A política de assistência social na sociedade brasileira: da criação aos avanços como participação social

Autores

  • Isabel Graciele Padoin Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto
  • Cláudia Regina Paese professora da rede municipal de educação de cuiabá/mt

Resumo

O artigo analisa a trajetória histórica da assistência social no Brasil, em especial as ações desenvolvidas após a promulgação da Constituição Federal de 1988, enquanto política de direito. A metodologia do trabalho parte da problematização da política de Assistência Social no Brasil, enquanto componente do Sistema de Proteção Social mais amplo, denominado Seguridade Social. A partir daí analisa-se como a criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) contribui na efetivação de medidas que assistam os cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é entender alguns dos principais avanços, como a participação social, e alguns entraves observados na conjuntura política atual. Os resultados indicam que, apesar dos avanços alcançados com a instituição do SUAS, ainda há muitos obstáculos a serem superados, em especial os relacionados à orientação política subjacente à realização do SUAS. Conclui-se que a participação é o meio pelo qual esta orientação se efetiva.

Biografia do Autor

Isabel Graciele Padoin, Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto

Atualmente é Professora efetiva de Sociologia do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto. É doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/RS (UFSM). É formada em Serviço Social Bacharelado pelo Centro Universitário Franciscano, formada em Ciências Sociais Licenciatura (ULBRA) e formada em Ciências Sociais Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria, onde ingressou como mestranda na mesma instituição em 2008 no Mestrado de Ciências Sociais (bolsista da Capes). Atualmente é mestre. Atuou como professora do Centro Universitário Franciscano (2011-2017), onde assinou projetos de Ensino e Extensão como Socióloga e Assistente Social. É especialista em Criança e Adolescente em Situação de Risco pela UNIFRA - UFN. Atuou como professora do curso de Serviço Social da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e ministrou algumas cadeiras de sociologia na mesma instituição, pelo programa da CAPES - PARFOR. Foi coordenadora de Estágio do Curso de Serviço Social (UNIFRA- UFN), como também foi professora e tutora do Curso de Licenciatura em Sociologia a Distância da UAB/UFSM. Foi responsável um projeto de extensão no Alto da Boa Vista, onde trabalhava com as crianças, adolescentes e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Em 2016/2017 desenvolveu um Projeto de Extensão junto ao curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia dos Materiais que visava a tentativa de melhoria das moradias precárias do Alto da Boa Vista, tendo por foco a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida. Linhas de pesquisa: vulnerabilidade social, risco, sustentabilidade, gravidez na adolescência, meio ambiente, capital social, democracia, políticas públicas, controle social. Foi Conselheira Titular do Conselho Municipal de Assistência Social de Santa Maria/RS. Foi presidente da Comissão de Avaliação de projetos dessa instituição. É Presidente da Comissão Disciplinar Discente do IFFAR- Campus Santo Augusto Desenvolveu estudos que buscam compreender a Política da Assistência Social, enquanto política pública, tendo por enfoque a questão do capital social, vulnerabilidade social e controle social.

Cláudia Regina Paese, professora da rede municipal de educação de cuiabá/mt

Doutora em Política Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL/ RS). Possui mestrado em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011), especialização em História da Educação pela Unioeste(2007), com ênfase em Educação do Campo/Educação Rural e Política Educacional. É graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996). Tem experiência na docência com alunos da educação infantil, do ensino fundamental e educação de jovens e adultos(EJA). No ensino superior foi professora de Sociologia, Filosofia, Antropologia na Unirondon/Cuiabá e professora substituta do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso ministrando as seguintes disciplinas: Didática, Organização e Funcionamento da Educação Básica e Prática de Ensino no Curso de Pedagogia. Na pesquisa no ensino superior tem trabalhos e experiência nas áreas de Educação, História da Educação; Educação Rural; Fundamentos da Educação com destaque em seus fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos; e no campo da Política Social ministrou disciplinas nas temáticas "Estado, Direitos Sociais e Política Social", e atualmente faz graduação em Serviço Social na Unopar . Tem pesquisas realizadas e em andamento nos seguintes temas: educação, políticas públicas, políticas sociais, conselhos gestores, participação, democracia e controle social de políticas públicas, direitos de cidadania; analisa os temas que envolvem o Estado e os movimentos sociais contemporâneos.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Edição

Seção

Serviço Social e as estratégias de defesa de direitos e promoção da cidadania.