O processo de trabalho do assistente social em instituições de acolhimento institucional para crianças e adolescentes: desafios profissionais

Autores

Palavras-chave:

processo de trabalho, serviço social, instituições de acolhimento

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar quais os principais desafios no processo de trabalho do serviço social em instituições de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Em termos metodológicos, foi utilizada a abordagem qualitativa por meio da análise de materiais bibliográficos, como artigos científicos e dissertações com produção de informações sobre o processo de trabalho do assistente social em instituições de acolhimento institucional, produzidos nos últimos dois anos. Para chegar a estudos científicos com essa temática, foram utilizadas bases de dados como Google Acadêmico, Scielo, e IBICT, bem como, buscadores como “processo de trabalho do assistente social acolhimento institucional de crianças e adolescentes; atuação do assistente social no acolhimento institucional de crianças e adolescentes; serviço social e acolhimento institucional de crianças e adolescentes”. Foram selecionados sete artigos científicos e uma dissertação de mestrado que traziam dados acerca da temática estudada. Foram analisados os dados apresentados relativos ao trabalho do assistente social e que apresentaram maior reincidência em todos os trabalhos. A partir desses materiais, foram elaboradas três categorias de análise: atuação do assistente social com família; dimensões técnico operativas do serviço social (principais instrumentais utilizados no acolhimento institucional - atendimento e visita domiciliar) e Intersetorialidade (o trabalho do assistente social em rede). Verificou-se nos resultados que o serviço social, notadamente em instituições de acolhimento ainda convive com práticas conservadoras, que pouco contribuem para modificação da realidade marcada pela vulnerabilidade e risco das famílias de crianças e adolescentes acolhidas institucionalmente.

Biografia do Autor

Camila Gabriel Meireles Amorim, Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.

Assistente Social, mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília - UCB, doutoranda em Ciências Sociais pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Docente no Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte - MG.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Edição

Seção

Serviço Social e as estratégias de defesa de direitos e promoção da cidadania.