Uma análise sobre o ensino em defesa no Brasil: o caso do Curso de Altos Estudos em Defesa – CAED (ESG)

Autores

  • Viviane Machado Caminha Professora Adjunta na Escola Superior de Guerra (ESG - Campus Brasília) Ministério da Defesa

Palavras-chave:

Ensino em defesa, CAED, Escola Superior de Guerra.

Resumo

O presente trabalho traz algumas das questões apresentadas durante o painel “Temáticas transversais à formação dos profissionais do setor de Defesa”, no 10º Encontro Nacional de Estudos de Defesa (ENABED), realizado na Universidade de São Paulo, em 2018. Buscou-se problematizar a inserção do campo do ensino na área de conhecimento defesa através de dois elementos, a saber: 1. a apresentação do Curso de Altos Estudos em Defesa, oferecido pela Escola Superior de Guerra, campus Brasília e 2. os resultados da pesquisa realizada com os discentes, no que diz respeito ao desenvolvimento de uma mentalidade e cultura de defesa no país. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa como metodologia de análise para se concluir que o ensino em defesa no Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer, sendo esse debate indispensável para a participação da sociedade em assuntos relacionados à defesa, bem como na construção de um espaço nessa área do saber destinado a refletir sobre sua propagação.    

Biografia do Autor

Viviane Machado Caminha, Professora Adjunta na Escola Superior de Guerra (ESG - Campus Brasília) Ministério da Defesa

Doutora em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia - HCTE pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, 2017. http://lattes.cnpq.br/5580007137365428

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Publicado

2019-08-18