Oficina de Música no contexto socioeducativo: trajetórias e cidadania
Palavras-chave:
Cidadania, Adolescência, Socioeducação, Direitos.Resumo
O presente trabalho propõe discutir o atendimento socioeducativo a partir das vivências percebidas na Oficina de Música implementada na Unidade de Internação de São Sebastião, no Distrito Federal. A atividade em questão apresenta noções básicas de música aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e ganha destaque ao demonstrar características que contradizem a prática socioeducativa país a fora. Atenta ao percurso social dos adolescentes, a metodologia aplicada às aulas, busca, além do aprendizado musical, a emancipação por meio da conscientização acerca dos seus direitos. Essa perspectiva implica pensar a socioeducação além dos muros da unidade, entendendo que as questões referentes ao cárcere no contexto da sociedade contemporânea estão enraizadas na construção social anterior à privação de liberdade. Nesse cenário, de acordo com o percurso desses jovens, compreendemos que o ambiente de exclusão e ausência de direitos vivenciado, principalmente, nas periferias dos grandes centros mostra-se critério assertivo na trajetória daqueles que hoje ocupam as prisões brasileiras. Assim, trazemos à centralidade do debate uma abordagem ampla acerca do encarceramento em massa no Brasil, assinalando o desafio e a importância em se perceber a cidade como espaço social de disputas simbólicas e territoriais refletidas no encarceramento. Por certo, o trabalho desenvolvido na Oficina de Música não finda as mazelas de décadas de exclusão, porém o grande trunfo dessa atividade reside em indicar uma direção valiosa à socioeducação ao demarcar a relevância da trajetória desses adolescentes como sujeitos socialmente inseridos, indicando que a resposta habita na compreensão desses jovens enquanto cidadãos.Downloads
Publicado
2019-03-07
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado;
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro;
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.