A gestão pública frente aos seus desafios: como estimular a produção acadêmica de discentes e egressos na promoção de ideias inovadoras para a sociedade?

Autores

Palavras-chave:

concurso, inovação, ideias inovadoras, projetos, gestão pública

Resumo

Este artigo caracteriza-se como tecnológico e é fruto de um projeto de intervenção elaborado como pré-requisito parcial para a conclusão do curso de graduação em Tecnologia em Gestão Pública em uma instituição de ensino superior privada do Distrito Federal. Seu objetivo foi analisar a viabilidade e propor a implantação de um concurso nacional de ideias inovadoras organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), voltado para discentes e egressos dos cursos de Gestão Pública e correlatos. A pesquisa mesclou métodos qualitativos e quantitativos, combinando entrevistas e questionários submetidos a análises estatísticas descritivas. Foram feitas análises comparativas entre concursos de inovação adotadas por outros órgãos públicos e a proposta feita pelos autores foi aprovada pela direção da ENAP, encontrando-se em fase avançada de estudos técnicos dentro daquele órgão, com previsão de lançamento até meados de 2018. Ao final do artigo, os autores apontam as limitações do estudo e sugerem novas pesquisas, propondo ainda que seja conduzida uma discussão aprofundada sobre problemas que afetam os cidadãos brasileiros e como os discentes de Gestão Pública podem ajudar a resolvê-los.

Biografia do Autor

Débora Nunes dos Santos, Centro Universitário Projeção

Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Marcos Eustáquio Soares, Centro Universitário Projeção

Professor da Escola de Negócios do Centro Universitário Projeção

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Publicado

2017-12-19