Estilos de liderança: um estudo de caso sobre a percepção de colaboradores de uma instituição de educação superior

Autores

  • Luiz Henrique Vieira dos Santos Centro Universitário Projeção
  • José Airton Mendonça de Melo Centro Universitário Projeção

Palavras-chave:

Administração, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Estilos de Gestão, Liderança

Resumo

O presente trabalho se destina a identificar e analisar a percepção de colaboradores de uma Instituição de educação superior sobre o perfil do líder, tendo como base o estudo proposto por Melo (2001), que elenca três perfis de estilo de liderança - líderes voltados para o comportamento, tarefa ou situacional. O tema abordado possui relevância acadêmica, visto que a liderança possui grande destaque no âmbito organizacional, sendo importante para alavancar os resultados das organizações. O trabalho teve caráter exploratório e descritivo, por meio de pesquisa bibliográfica a respeito das principais correntes teóricas inerentes ao fenômeno da liderança e levantamento de campo na forma de survey, com aplicação de 57 questionários a 57 colaboradores no nível técnico-operacional da instituição. O estudo demonstra que os colaboradores da instituição possuem uma visão clara do estilo de liderança de suas chefias, classificando-os como líderes voltados para tarefa.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Vieira dos Santos, Centro Universitário Projeção

Bacharel em Administração, cursando especialização em Gestão de Processos Acadêmicos. Atualmente exerce o cargo de Supervisor no Centro Universitário Projeção, além de possuir experiência de 05 anos como Coordenador de cursos de Capacitação na Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.

José Airton Mendonça de Melo, Centro Universitário Projeção

Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é analista do Banco do Nordeste do Brasil S/A e professor da Escola de Negócios do Centro Universitário Projeção, UniProjeção. Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Economia e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, demanda de água, preços não-lineares e pesquisa operacional.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Edição

Seção

Gestão e Liderança