Análise da metodologia de avaliação de fornecedores de serviços contínuos utilizada pela área de logística do Serpro
Palavras-chave:
Acordo de Nível de Serviços, Avaliação de Desempenho, Fornecedor, Gestão de Contratos, Logística.Resumo
Cada vez mais as organizações públicas se deparam com a necessidade de adoção de práticas utilizadas nas empresas privadas, em consonância com o permitido pela legislação, para que possam aperfeiçoar a gestão de seus recursos e prestar um serviço público de maior qualidade. Na logística pública, a atividade de gestão dos contratos apresenta-se como ponto-chave para o sucesso e alcance dos objetivos corporativos. Este artigo tem o objetivo de analisar a metodologia de avaliação de fornecedores utilizada na gestão de contratos contínuos pela área de logística do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa, utilizando como estratégia o estudo de caso no SERPRO, cujos dados foram coletados por meio de entrevista com os gestores de contratos de várias regionais do Serpro e de uma pesquisa documental dos normativos internos da empresa, complementados com os dados obtidos por meio da observação direta participante. Os resultados demonstram indícios de que a metodologia de avaliação usada atualmente precisa ser reformulada, tornando-a mais objetiva, e com base num acordo de nível de serviço, para que conduza o fornecedor a obter melhores resultados na prestação dos serviços contratados. Esse trabalho contribui e serve de base para que o Serpro faça um trabalho de revisão e de aperfeiçoamento de suas normas quanto ao processo e à sistemática de avaliação de fornecedores da área de logística.Downloads
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