Uma abordagem da aplicabilidade do conhecimento acerca do gerenciamento de processos de negócio - BPM no âmbito da unidade de operações do SERPRO para a governança de processos

Autores

Palavras-chave:

Business process management - BPM, Gerenciamento de Processos, Governança de Processos

Resumo

Diante da dinamicidade da Administração Pública, o SERPRO, como empresa pública, adota o conceito de Gerenciamento de Processos de Negócio (business process management - BPM) visando a governança de processos. O objetivo deste estudo é investigar a aplicabilidade do conhecimento acerca do BPM no âmbito da Unidade de Operações do SERPRO. Assim, foi realizado um estudo de caso, baseado em uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas, análise documental e observação direta. Identificou-se, uma postura gerencial consciente da importância do BPM e sua aplicabilidade para melhoria da qualidade na prestação dos serviços. Quanto às contribuições do presente estudo, destaca-se que este estudo demonstra como se encontra o nível de internalização da cultura sobre BPM, na área de operações, com base na percepção dos gestores do SERPRO, identifica também pontos fortes e aspectos a serem aperfeiçoados futuramente. Além disso, outras empresas atuantes na esfera pública podem utilizar esse trabalho, ressalvando-se suas limitações com relação à não generalização dos resultados.

Biografia do Autor

Zilca Cabral de Oliveira, Serpro.

Especialista em Gestão Pública pela Universidade de Brasília

Patricia Guarnieri, Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasília, Mestre e Doutora em Engenharia de produção.

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Publicado

2017-12-11

Edição

Seção

Gestão e Liderança