A capacitação de profissionais para o atendimento da pessoa com deficiência auditiva: a inclusão social e promoção de direitos humanos

Autores

  • leandro rodrigues doroteu Universidade de Brasília Instituto Superior de Ciências Policiais Centro Universitário Projeção http://orcid.org/0000-0003-3027-5307
  • José do Nascimento Rêgo Martins Centro Universitário Projeção Instituto Superior de Ciências Policiais
  • Sônia Marise Salles Carvalho Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Surdez. Libras. Comunidade. Direitos Humanos. Cidadania.

Resumo

A presente pesquisa trata sobre a importância da capacitação e atualização dos policiais militares na Língua Brasileira de Sinais (Libras), levando-se em conta a inclusão social e a possibilidade de melhoria do atendimento especializado às pessoas com deficiência auditiva. Nesse sentido e atendendo ao previsto no art. 2º da Lei 7.853/1989, que traz em seu conteúdo a exigência do apoio às pessoas portadoras de deficiência e sua integração social, legado ao Poder Público e seus órgãos, que por dever de ofício devem assegurá-las o pleno exercício de seus direitos básicos. Esta investigação buscou demonstrar a relevância de conhecer como se dá a surdez e o que é a Língua Brasileira de Sinais, por meio de pesquisa bibliográfica e, na forma da pesquisa de campo, verificar e analisar como se encontra a atuação dos policiais do Batalhão de Policiamento Escolar nas comunidades escolares após o curso de capacitação em Libras, proporcionado aos mesmos em outubro de 2015. Em seguida, foram analisadas as respostas do questionário, na forma de amostragem. No restante apurado, observa-se que os policiais militares foram voluntários para participarem do curso e se sentiram preparados para reconhecerem na comunidade escolar as pessoas surdas, suas peculiaridades culturais e sociais. Por outro lado, ficou evidente que poucos se sentem seguros para se comunicarem na Libras e a maioria afirma a necessidade de mais aulas práticas, fato que nos faz concluir por uma alteração curricular e proposição de estágios em escolas onde as pessoas surdas estudam.

Biografia do Autor

leandro rodrigues doroteu, Universidade de Brasília Instituto Superior de Ciências Policiais Centro Universitário Projeção

Professor do Centro Universitário Projeção, Mestre em Linguística (UNIFRAN) e em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (CAES), Mestrando em Adminsitração pela Universidade de Brasília. Especialista em Direito Público, Docência do Ensino Superior e Direito Empresarial. Tem graduação em Curso de Formação de Oficiais pela APM PMDF, graduação em Direito e Letras.

José do Nascimento Rêgo Martins, Centro Universitário Projeção Instituto Superior de Ciências Policiais

Major do Quadro de Oficiais Combatentes da Polícia Militar do Distrito Federal, graduado no Curso de Formaçãode Oficiais pela Academia de Polícia Militar de Brasília, com Especializações Lato Senso em: Ciência Política –UNILEGIS/UFMS, Direito Público – Faculdade Processus/DF, Aperfeiçoamento de Oficiais na área de Gestão deSegurança Pública, Docência do Ensino Superior – e Gestão Estratégica em Segurança Pública ISCP/PMDF.

Sônia Marise Salles Carvalho, Universidade de Brasília

Doutora em Sociologia pela Programa de Pós-graduação do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília/UnB (2008). Mestrado em Ciencias Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991). Professora da Universidade Federal do Amazonas em exercicio provisório na Universidade de Brasília-UnB.Pesquisadora na área de Sociologia do Trabalho, Sociologia Clínica com destaque na Economia Solidária e Tecnologia Social e Inovação. Professora do Mestrado Profissional em Administração na área de concentração Propriedade Intelectual e Inovação para Transferência de Tecnologia.

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Publicado

2017-12-19