O marketing de relacionamento como estratégia para fidelização e retenção de alunos em Instituições de ensino superior.

Autores

  • Karla Saunders Brasil Pós Graduação Signorelli

Palavras-chave:

Marketing

Resumo

O presente estudo pretende examinar os valores que geram fidelização entre os alunos de graduação das Instituições de Ensino Superior no Brasil, levando-os à intenção de recompra e à indicação das mesmas. Para tanto, traçou-se um paralelo entre as atuais mudanças no ambiente mercadológico do ensino superior brasileiro, as alterações sofridas nos comportamentos dos alunos de graduação e os motivos propulsores dos elevados índices de evasão nas IES. Almeja, ainda, analisar como essa nova conjuntura socioeconômica interfere nas tomadas de decisões de marketing das instituições. As Instituições de Ensino Superior vêm se preocupando cada vez mais com os processos administrativos focando em um planejamento bem estruturado com foco específico na satisfação do aluno. Diante disso, através do marketing de relacionamento, as Universidades têm a possibilidade de identificar as expectativas e percepções dos seus os alunos em relação à qualidade da Instituição. As Instituições de Ensino Superior têm se preocupado fortemente com a permanência dos alunos nas Instituições até a conclusão do curso, pois a grande problemática, principalmente em momentos de crise econômica, tem sido a evasão de alunos durante o curso. As Instituições estão aprimorando e aperfeiçoando suas estratégias de competição, focando na diminuição de custos e melhorando a qualidade dos serviços prestados, apostando fortemente no marketing que é definido como a satisfação de metas organizacionais, em especial o marketing de relacionamento, que visa identificar a satisfação do aluno com relação à Instituição de Ensino.Palavras-chaves: Marketing de relacionamento, Marketing estratégico, Instituição de Ensino Superior, Fidelização e Retenção.

Biografia do Autor

Karla Saunders Brasil, Pós Graduação Signorelli

Estratégias de Marketing

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Publicado

2016-09-23