AS DIFICULDADES DE PLANEJAMENTO DE MARKETING NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Marcos Vinícius Barboza da Silva Faculdades Projeção
  • Alonso Luiz Pereira

Palavras-chave:

Análise de mercado, Micro e pequenas empresas, Mix de marketing, Planejamento de marketing.

Resumo

Resumo: As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) são maioria no mercado brasileiro e imprescindíveis para economia. São grandes geradoras de emprego e renda para o país, mas infelizmente boa parte não chega nem aos dois anos de vida, segundo pesquisa do SEBRAE. Este trabalho faz uma abordagem sobre os fatores que levam as Micro e Pequenas Empresas da Ceilândia Norte (DF) a não planejar e executar adequadamente o marketing, por meio de uma análise comparativa entre a literatura existente e a visão dos empresários, sobre o assunto. Para tanto, o trabalho analisará se essas empresas têm o costume de analisar o mercado e elaborar um plano escrito da estratégia de marketing, bem como investigar se as MPEs da Ceilândia Norte trabalham o marketing e os itens do composto mercadológico (4 Ps) e quais os motivos que dificultam o planejamento e execução adequada do marketing. De acordo com muitos profissionais da área, trabalhar com o marketing não é uma tarefa que exija uma enorme quantia em dinheiro, mas sim planejamento e atenção ao mercado e formas mais eficazes e baratas de atingir o consumidor. Os resultados da pesquisa confirmaram a dificuldade de planejamento nas MPEs devido à insuficiência de recursos e ao não conhecimento técnico necessário.

Downloads

Publicado

2015-06-06