QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA AGÊNCIA BANCÁRIA DO DISTRITO FEDERAL SOBRE UM PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Autores

  • Aline Galeno Passo Faculdades Projeção
  • Lucineide A. M. Cruz

Palavras-chave:

Qualidade de vida no trabalho, Qualidade de vida, Agência bancária.

Resumo

Resumo: Este artigo analisa a percepção que os colaboradores de uma agência bancária têm do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho oferecido pela organização na qual trabalham e quais fatores influenciam mais em seu dia a dia. Também sugere algumas melhorias para o programa. Para atender o método proposto foram empregados como procedimentos um estudo de caso e uma pesquisa bibliográfica. O instrumento de coleta de dados aplicado foi um questionário estruturado com questões fechadas onde foram analisados dados gerais como idade e escolaridade e questões sobre a Qualidade de Vida no Trabalho sobre o ponto de vista do colaborador baseado na abordagem de Walton. Todas as questões foram objetivas e utilizaram uma escala de resposta do tipo Likert, que variam de1 a 5. O público alvo foi composto pelo número total de funcionários (portanto tratou-se de um censo) de uma agência bancária localizada no Distrito Federal considerando os diferentes níveis hierárquicos, idade, tempo de empresa e formação acadêmica, totalizando 20 (vinte) colaboradores. Os resultados do estudo apresentam que o crescimento da motivação do trabalhador diz respeito aos seus aspectos individuais; e que a constante capacitação para o aprimoramento do desempenho depende que os gestores sanem ou amenizem as dimensões avaliadas através da pesquisa, e dessa forma teremos como conseqüência maior responsabilidade, autonomia, participação no processo decisório e nos resultados.

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Publicado

2015-06-06