A LOGÍSTICA REVERSA COMO VANTAGEM COMPETITIVA POR INTERMÉDIO DO MARKETING

Autores

  • Débora Rodrigues dos Santos Faculdade Projeção Guará
  • Jose Airton Mendonça de Melo Faculdade Projeçao

Palavras-chave:

Logística. Cadeia reversa. Marketing Verde. Tecnologia da informação.

Resumo

O estudo busca compreender como a logística reversa pode ser apresentada como uma vantagem competitiva a empresas de médio porte por meio do marketing. Para tanto, pontua os benefícios que esse layout logístico pode proporciona à sociedade, ao meio ambiente e à própria empresa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que emprega o método exploratório de pesquisa. Em seus procedimentos técnicos de coleta de dados, o trabalho se vale de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso em uma empresa de prestação de serviços no segmento de tecnologia da informação. Os achados mais importantes do estudo decorrem dos benefícios aportados pela logística reversa, como o fluxo consciente, a gestão sustentável e o marketing verde, os quais viabilizam o desenvolvimento sustentável e torna as empresas adeptas de técnicas bem quistas pela sociedade.

Biografia do Autor

Jose Airton Mendonça de Melo, Faculdade Projeçao

Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2005). É funcionário do Banco do Nordeste e professor das Faculdades Projeção. Experiência acadêmica em disciplinas quantitativas e financeiras dos cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. Experiência em elaboração e viabilidade socioeconômica de projetos de infraestrutura, de turismo e de meio ambiente. Publicações em turismo, saneamento básico e regulação

Downloads

Publicado

2015-06-06