O ALINHAMENTO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO. UM MODELO DE ANÁLISE COM BASE NAS AÇÕES ESTRATÉGICAS ENTRE STAKEHOLDERS

Autores

  • Vercely Pereira Vieira Faculdades Integradas de Aracruz/ FAACZ

Palavras-chave:

pensamento estratégico, ações estratégicas, stakeholders

Resumo

O artigo tem como principal objetivo propor modelo que relacione o pensamento estratégico - traduzido por ações estratégicas - com o modelo de sustentabilidade associado ao papel dos stakeholders conforme estudo de Lyra, Gomes e Jacovine proposto em 2009.Para efetivação da pesquisa foram utilizadas metodologias internacionais aplicadas no contexto brasileiro: o diagrama de Venn de Mitchell, Agle e Wood (1997) que contém sete tipos de stakeholders segundo as combinações dos atributos poder, legitimidade e urgência; e a matriz de Savage, Nix, Whitehead e Blair (1991), que analisa a propensão dos stakeholders em colaborar ou ameaçar as estratégias da organização.Para testar o modelo, elaborou-se um estudo de caso da empresa Alfa.Após execução e análise dos dados, percebeu-se que existem ações prioritárias de forma a melhorar o grau de entendimento das ações estratégicas da organização que posteriormente incidirão positivamente na eficácia das propostas.

Biografia do Autor

Vercely Pereira Vieira, Faculdades Integradas de Aracruz/ FAACZ

Professor do departamento de engenharia mecânica - FAACZ

Downloads

Publicado

2015-06-06