O ALINHAMENTO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO. UM MODELO DE ANÁLISE COM BASE NAS AÇÕES ESTRATÉGICAS ENTRE STAKEHOLDERS
Palavras-chave:
pensamento estratégico, ações estratégicas, stakeholdersResumo
O artigo tem como principal objetivo propor modelo que relacione o pensamento estratégico - traduzido por ações estratégicas - com o modelo de sustentabilidade associado ao papel dos stakeholders conforme estudo de Lyra, Gomes e Jacovine proposto em 2009.Para efetivação da pesquisa foram utilizadas metodologias internacionais aplicadas no contexto brasileiro: o diagrama de Venn de Mitchell, Agle e Wood (1997) que contém sete tipos de stakeholders segundo as combinações dos atributos poder, legitimidade e urgência; e a matriz de Savage, Nix, Whitehead e Blair (1991), que analisa a propensão dos stakeholders em colaborar ou ameaçar as estratégias da organização.Para testar o modelo, elaborou-se um estudo de caso da empresa Alfa.Após execução e análise dos dados, percebeu-se que existem ações prioritárias de forma a melhorar o grau de entendimento das ações estratégicas da organização que posteriormente incidirão positivamente na eficácia das propostas.Downloads
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