COBERTURA TELEVISIVA SOBRE A INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE USUÁRIOS DE CRACK: QUEM É FONTE DE INFORMAÇÃO NO JORNAL NACIONAL DA REDE GLOBO?

Autores

  • Fernanda Vasques Ferreira Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Fontes de informação. Internação compulsória. Jornal Nacional.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as fontes de informação que aparecem nas notícias veiculadas no Jornal Nacional, da Rede Globo, sobre a temática da internação compulsória de usuários de crack. Para tanto, o problema de pesquisa que norteia o trabalho é: quais são as fontes que têm lugar de fala no Jornal Nacional quando o assunto é internação compulsória de usuários de crack? Foram selecionadas oito matérias veiculadas no telejornal entre os meses de dezembro de 2011 a maio de 2012. A metodologia compreende o corpus teórico sobre o conceito de notícia, fontes de informação e, como método, a análise de conteúdo das respectivas notícias. Esse trabalho se justifica como uma importante contribuição ao campo da pesquisa em jornalismo, considerando o questionamento inicial e o que suscita a pesquisa em si. Além disso, o presente artigo faz parte de uma pesquisa em nível de doutorado em andamento que pretende compreender o agendamento do Jornal Nacional relativo à questão da internação compulsória de usuários de crack, temática significativamente marginalizada nos meios de comunicação de massa.

Biografia do Autor

Fernanda Vasques Ferreira, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), doutoranda em Comunicação pela mesma universidade, graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). Docente em Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Downloads

Publicado

2015-06-06