Aprendizagem empreendedora para o desenvolvimento de regiões brasileiras: o fomento de competências na formação acadêmica do Instituto Federal de Brasília

Autores

  • Eduardo Dias Leite Instituto Federal de Brasília (IFB)
  • Cleidson Nogueira Dias Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Palavras-chave:

formação acadêmica, empreendedorismo, desenvolvimento endógeno, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Resumo

Este artigo estuda o fomento do empreendedorismo na educação profissional, analisando o Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Taguatinga, pois uma de suas finalidades é estimular o empreendedorismo, tendo como objetivo detectar se a unidade do IFB estudada proporciona as ferramentas básicas para que o discente egresso tenha competências de um empreendedor, seja no início de seu próprio negócio ou no exercício de funções na empresa em que estiver ou vier a trabalhar. Por meio de questionários, a maioria dos discentes participantes acredita que ter logrado uma visão empreendedora, conforme almeja a estratégia nacional de fortalecimento da educação profissional.

Biografia do Autor

Eduardo Dias Leite, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Possui curso Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Balsas (1975), licenciatura em FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PROFORM pela Universidade Católica de Brasília (2012), graduação em Administração pela União Educacional de Brasília (2002), mestrado em Ciência da Educação - Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2012), doutorado em Ciências Administrativas - Universidad San Carlos (2013) e doutorado em Ciências Da Educação - Universidad San Carlos (2014), cursando pós-doutorado em Psicologia na Universidad Argentina John F. Kennedy - Buenos Aires - Argentina. Atualmente é diretor geral do Instituto Federal de Brasília e professor do Instituto Federal de Brasília. , atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, gestão empresarial, varejo, educação profissional, microempreendedor individual e iniciação empresarial.

Cleidson Nogueira Dias, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Trabalha na Unidade de Negócios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, também, é professor voluntário da Universidade de Brasília (UnB). Formação acedêmica: Doutorando em Administração na Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Administração pelo programa de Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ebape). Especialização em Gestão Empresarial (FGV); Especialização em Gestão Estratégica de Marketing (FGV Management); e em Marketing pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela União Educacional de Brasília (UNEB).

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Publicado

2015-06-06