AS PERSPECTIVAS MOTIVACIONAIS DOS COLABORADORES ACERCA DO PROGRAMA DE REMUNERAÇÃO VARIÁVEL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO IMOBILIÁRIO

Autores

  • Kamilla de Souza Pires Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Paula de Souza Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Sérgio Murilo Petri Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Remuneração variável, Participação nos Lucros e Resultados, Motivação

Resumo

Este trabalho objetiva evidenciar a avaliação do programa de remuneração variável implantado em uma empresa do ramo imobiliário sob o aspecto motivacional dos seus colaboradores. A metodologia utilizada, em relação aos objetivos é considerada descritiva, sendo o problema abordado de forma qualitativa. Para atingir os objetivos, aplicou-se questionário na respectiva empresa composto de 19 questões fechadas. Foram distribuídos 50 questionários, de modo que 47 foram respondidos, satisfazendo-se um erro amostral de 5%. Por meio das respostas obtidas foi possível constatar que há um efeito positivo do programa de participação nos lucros e resultados (PLR) na motivação dos funcionários. Os resultados referentes às expectativas dos funcionários evidenciaram que os colaboradores se sentem motivados a permanecer trabalhando na empresa durante muito tempo. Ademais, os participantes afirmaram que compreendem o referido programa e consideram que este é elaborado de forma justa. 

Biografia do Autor

Kamilla de Souza Pires, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Bacharela em Ciências Contábeis (2012).

Paula de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-graduação em Contabilidade.

Sérgio Murilo Petri, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC)Professor do Programa de Pós-graduação em Contabilidade (UFSC)

Downloads

Publicado

2015-06-06