PERFIL DO PROFISSIONAL DE COMPRAS: ANÁLISE DE EMPRESAS DO SEGMENTO SUPERMERCADISTA

Autores

  • Moacir Francisco Deimling UFFS
  • Jorge Luiz Germendorf Unochapecó
  • Rodrigo Barichello Unochapecó

Palavras-chave:

compras, perfil do profissional de compras, varejo

Resumo

A função compras é responsável pela aquisição dos materiais necessários à empresa dentro da estratégia traçada por esta e pode acarretar profundo impacto no alcance de seus objetivos. As mudanças ocorridas nas organizações em decorrência das exigências dos consumidores tem levado a uma busca pela qualificação profissional em diversas áreas. O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil do profissional de compras do segmento supermercadista da cidade de Chapecó. O instrumento utilizado para a coleta de dados desta pesquisa foi o questionário, aplicado junto aos compradores dos supermercados, sendo que a amostragem foi de 63 profissionais, tendo 26 respondentes. Foram levantados dados relacionados à empresa, aos compradores e a estrutura organizacional, nível de escolaridade dos compradores, rendimento e identificado o porte das empresas. Através da pesquisa foi possível constatar que 69,23% são homens e 38,47% concluíram o segundo grau, e que 26,92% recebem até R$ 1.500,00 mensais. Dos profissionais entrevistados que estavam cursando ou já haviam concluído alguma pós-graduação nenhum estava se especializando na área. Outro fator que chama a atenção na pesquisa é que 35,90% dos compradores não recebe incentivo nenhum por parte da empresa para treinamento ou aperfeiçoamento.

Biografia do Autor

Moacir Francisco Deimling, UFFS

Professor do curso de Administração da UFFS

Jorge Luiz Germendorf, Unochapecó

Gerente Comercial - Distribuidora

Downloads

Publicado

2015-06-06