Análise da gestão por categoria: estudo de caso SuperMaia
Palavras-chave:
Gestão por categoria. Planograma. Layout. Árvore de decisão.Resumo
Este artigo apresenta a ferramenta gestão por categoria, que consiste em, a partir da especificação de apenas uma categoria, realizar um estudo analítico das variáveis que determinam o correto suprimento do mix de produtos, o layout ou arranjo físico tanto de loja quanto de balcão, e a organização destes produtos em gôndola, por meio de verificação de árvore de decisão, previamente conhecida mediante pesquisa com os consumidores e com a ajuda do planograma, instrumento capaz de definir estas variáveis uma vez inseridas as informações em sistema computacional. A premissa deste estudo parte da afirmação de que uma vez inserida a ferramenta de forma correta os benefícios serão o aumento do giro dos produtos, satisfação de compra do shopper, melhor organização dos produtos, mix adequado e, por consequência, aumento dos lucros da categoria estudada. Este estudo visa identificar os benefícios gerados pela gestão por categoria para o varejo supermercadista, apresentando todos os processos realizados para a implementação e execução da ferramenta e as dificuldades encontradas durante a aplicação. Para o alcance do objetivo deste trabalho foi necessário compreender os processos e conhecer os benefícios da gestão por categoria, se aplicada corretamente, mediante a análise de uma categoria antes e depois da implementação da gestão por categoria em um supermercado regional, identificar as dificuldades encontradas durante a sua implementação e, por último, analisar a influência do consumidor no processo da aplicação nas categorias.Downloads
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