Marketing de relacionamento: a relação do representante propagandista com médicos dermatologistas de brasília

Autores

  • Camila Fernandes Rodrigues Boaventura É graduada em Administração pela Faculdade Projeção.
  • Jose Airton Mendonça de Melo Faculdade Projeçao

Palavras-chave:

Marketing de relacionamento. Indústria Farmacêutica. Representante propagandista.

Resumo

O estudo objetiva analisar o poder do marketing de relacionamento do representante propagandista de laboratórios farmacêuticos para influenciar a prescrição médica. Para chegar a esse objetivo, o estudo reuniu conceitos, teorias e pontos de vistas de diversos autores relacionados ao marketing de relacionamento, à indústria farmacêutica e ao papel da representante propagandista. E para tentar quantificar a esperada influência desse instrumento de marketing, foi realizada uma pesquisa de campo com quinze médicos dermatologistas do Distrito Federal, inquirindo-os quanto ao perfil socioeconômico, à frequência de visitas dos propagandistas e ao poder do representante em influenciá-lo na prescrição médica. Pelos resultados obtidos, conclui-se que o marketing de relacionamento é uma importante ferramenta para os laboratórios farmacêuticos se manterem competitivas no mercado, pois quanto mais o representante conhece o perfil do médico visitado e quanto maior for a credibilidade passada, maior será o número de produtos farmacêuticos prescritos pelo médico aos seus pacientes.

Biografia do Autor

Camila Fernandes Rodrigues Boaventura, É graduada em Administração pela Faculdade Projeção.

É graduada em Administração pela Faculdade Projeção e representante propagandista da Libbs Farmacêutica

Jose Airton Mendonça de Melo, Faculdade Projeçao

Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2005). É funcionário do Banco do Nordeste e professor das Faculdades Projeção. Experiência acadêmica em disciplinas quantitativas e financeiras dos cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. Experiência em elaboração e viabilidade socioeconômica de projetos de infraestrutura, de turismo e de meio ambiente. Publicações em turismo, saneamento básico e regulação

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Publicado

2013-06-01