Medidas de satisfação no trabalho em uma instituição de ensino superior

Autores

  • Maria Sunes Pereira de Jesus Faculdade Projeção
  • José Sérgio de Jesus Faculdade Projeção

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas. Satisfação no trabalho.Escala de Satisfação no trabalho.

Resumo

O estudo objetiva verificar o nível de satisfação no trabalho dos colaboradores das Centrais de Atendimento ao Aluno, Centrais de Processo Seletivo, Centrais de Atendimento Financeiro e Apoios Administrativos das Unidades de Educação Superior de uma Instituição de Educação Superior (IES). Foi realizada a revisão da literatura, culminando no referencial teórico sobre os fatores considerados determinantes para a satisfação no trabalho e aplicado instrumento elaborado e validado cientificamente – Escala de Satisfação no Trabalho - para coleta de dados em uma amostra de 76 questionários, com 27 respondentes. Os dados foram tabulados e analisados com o objetivo de verificar o nível de satisfação com os colegas; o nível de satisfação com o salário; o nível de satisfação com a chefia; o nível de satisfação com as tarefas; o nível de satisfação com as promoções. Os resultados são discutidos e interpretados, com a conclusão de que a instituição necessita reforçar os pontos de insatisfação apontados pelos respondentes.

Biografia do Autor

Maria Sunes Pereira de Jesus, Faculdade Projeção

Licenciada em Letras - Espanhol, Especialista em Gestão de Processos Acadêmicos, Coordenadora do Curso de Pedagogia, Vice-Diretora da Unidade II da Faculdade Projeção de Sobradinho

José Sérgio de Jesus, Faculdade Projeção

Graduado em Ciências-Matemática, Administração e Direito, Mestre em Educação e Doutorando em Administração.

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Publicado

2012-11-30

Edição

Seção

Artigo Original