Uma análise da relação entre processos de aprendizagem e competências
Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional, Processos de Aprendizagem, Competência OrganizacionalResumo
O presente ensaio teórico objetiva analisar como a literatura aborda a relação entre processos de aprendizagem e competência, identificando as lacunas sobre o tema e apontando uma agenda de pesquisa futura. Para tanto, são discutidos e definidos os principais conceitos de aprendizagem em organizações, competências e processos de aprendizagem, por meio da revisão bibliográfica dos estudos nacionais e internacionais que relacionam processos de aprendizagem e desenvolvimento de competências. Foi realizada a busca por estudos publicados no Portal de Periódicos da CAPES, tendo como critério de seleção as palavras processos de aprendizagem (learning process) e competências (competence), no período de 2006 a 2011. Além disso, foram analisados estudos seminais e publicações sobre os temas. A revisão da literatura sobre os temas possibilitou a identificação e caracterização das lacunas de conhecimento em relacionar processos de aprendizagem e competência que apontam para a agenda de pesquisa, que aborde o desenvolvimento de modelos preditivos que incluam competências em organizações encontradas em ambientes que se transformaram da estabilidade para a mudança; a correlação entre os diferentes processos de aprendizagem e competência; a identificação de competências que se relacionem aos processos de aprendizagem desenvolvidos nas organizações a serem pesquisadas.Downloads
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