DIÁLOGO ENTRE A APRENDIZAGEM DOS FILHOS E A FUNÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA: A PRESENÇA DOMINANTE DOS APARELHOS IDEOLÓGICOS DE ESTADO

Autores

  • Helio Fabeliano Lobato Cunha Faculdade Projeção
  • Ana Paula de Pina Lopes Silva Faculdade Projeção
  • Nadia de Oliveira Faculdade Projeção
  • Gabriel Dennis Pereira de Faria Faculdade Projeção
  • Rodrigo Bruno Laurentino Faculdade Projeção
  • Itamar dos Santos Faculdade Projeção
  • Thiago Gomes Rocha Faculdade Projeção
  • Ana Paula Pontes de Moura Faculdade Projeção

Palavras-chave:

Educação, Família, Escola, Aprendizagem

Resumo

Este artigo procurou abordar em que medida a presença da família contribui para melhorar a aprendizagem dos filhos em idade escolar e teve como problema “Como o Estado utiliza a escola na reprodução de sua ideologia dominante?” Para avaliação do problema foram abordados os seguintes objetivos: caracterizar o papel da escola para a sociedade, identificar o senso comum no discurso da família e estabelecer o conceito de ideologia. A pesquisa foi realizada com enfoque na abordagem qualitativa e difere nos seus estudos quanto ao método, forma e objetivos. A justificativa para este trabalho é o fato de que a família é parte interessada no desenvolvimento intelectual dos filhos e sua atuação na escola deve ser intensificada de forma a mostrar novos caminhos para a área educacional. O referencial teórico utilizado estabelece que a escola metabolize a condição social e desqualifica a família no quesito desenvolvimento humano. Em síntese, temos um lugar para aprender a ser educados e outro lugar para aprender conhecimentos específicos e sistematizados. Os resultados da confrontação teórica apontaram hipóteses relativas a uma atuação mais próxima da família em relação aos processos educacionais. Diante dos resultados obtidos, sugeriu-se que estudos posteriores sejam feitos no sentido de identificar as formas ideológicas que permeiam a escola e influenciam a aprendizagem dos filhos. 

Biografia do Autor

Helio Fabeliano Lobato Cunha, Faculdade Projeção

Professor de disciplinas da graduação, pós-graduação e extensão. Pesquisador pela Universidade de Brasília. Líder do grupo de pesquisa que desenvolveu a atividade na disciplina Sociologia da Educação.

Ana Paula de Pina Lopes Silva, Faculdade Projeção

Estudante de Graduação do curso de Licenciatura em História e componente de grupo de pesquisa sobre que trata da atuação da família na escola, enquanto aparelho ideológico do Estado.

Nadia de Oliveira, Faculdade Projeção

Estudante de Graduação do curso de Licenciatura em História e componente de grupo de pesquisa sobre que trata da atuação da família na escola, enquanto aparelho ideológico do Estado.

Gabriel Dennis Pereira de Faria, Faculdade Projeção

Estudante de Graduação do curso de Licenciatura em História e componente de grupo de pesquisa sobre que trata da atuação da família na escola, enquanto aparelho ideológico do Estado.

Rodrigo Bruno Laurentino, Faculdade Projeção

Estudante de Graduação do curso de Licenciatura em História e componente de grupo de pesquisa sobre que trata da atuação da família na escola, enquanto aparelho ideológico do Estado.

Itamar dos Santos, Faculdade Projeção

Estudante de Graduação do curso de Licenciatura em História e componente de grupo de pesquisa sobre que trata da atuação da família na escola, enquanto aparelho ideológico do Estado.

Thiago Gomes Rocha, Faculdade Projeção

Estudante de Graduação do curso de Licenciatura em História e componente de grupo de pesquisa sobre que trata da atuação da família na escola, enquanto aparelho ideológico do Estado.

Ana Paula Pontes de Moura, Faculdade Projeção

Estudante de Graduação do curso de Licenciatura em História e componente de grupo de pesquisa sobre que trata da atuação da família na escola, enquanto aparelho ideológico do Estado.

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Publicado

2012-11-30

Edição

Seção

Artigo Original