DIÁLOGO ENTRE A APRENDIZAGEM DOS FILHOS E A FUNÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA: A PRESENÇA DOMINANTE DOS APARELHOS IDEOLÓGICOS DE ESTADO
Palavras-chave:
Educação, Família, Escola, AprendizagemResumo
Este artigo procurou abordar em que medida a presença da família contribui para melhorar a aprendizagem dos filhos em idade escolar e teve como problema “Como o Estado utiliza a escola na reprodução de sua ideologia dominante?” Para avaliação do problema foram abordados os seguintes objetivos: caracterizar o papel da escola para a sociedade, identificar o senso comum no discurso da família e estabelecer o conceito de ideologia. A pesquisa foi realizada com enfoque na abordagem qualitativa e difere nos seus estudos quanto ao método, forma e objetivos. A justificativa para este trabalho é o fato de que a família é parte interessada no desenvolvimento intelectual dos filhos e sua atuação na escola deve ser intensificada de forma a mostrar novos caminhos para a área educacional. O referencial teórico utilizado estabelece que a escola metabolize a condição social e desqualifica a família no quesito desenvolvimento humano. Em síntese, temos um lugar para aprender a ser educados e outro lugar para aprender conhecimentos específicos e sistematizados. Os resultados da confrontação teórica apontaram hipóteses relativas a uma atuação mais próxima da família em relação aos processos educacionais. Diante dos resultados obtidos, sugeriu-se que estudos posteriores sejam feitos no sentido de identificar as formas ideológicas que permeiam a escola e influenciam a aprendizagem dos filhos.Downloads
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