Uma proposta de utilização da metodologia kaizen office na gestão de recursos humanos

Autores

  • Elainy da Silva Camilo Loiola Universidade Metodista de São Paulo
  • Daniela do Vale Israel Medeiros União Educacional do Norte.
  • Josiane Maia Nunes Barros União Educacional do Norte.

Resumo

Dentro de um contexto globalizado e de uma sociedade dinâmica, instável e evolutiva, compreende-se que para uma organização que almeja obter um desenvolvimento organizacional equilibrado é necessário inserir em suas ações a revisão de conceitos e a reflexão contínua de seus processos e negócios. Na busca desse aperfeiçoamento é que surge a metodologia KAIZEN OFFICE, uma ferramenta que preza pela visão enxuta dos processos da organização de trabalho, buscando melhores resultados. Neste sentido, este artigo pretende expor, através da bibliografia, a definição do termo Kaizen, os benefícios de sua aplicabilidade e como essa metodologia pode contribuir para a melhoria contínua no desenvolvimento das atividades na Gestão de Recursos Humanos. Conclui-se que apesar de ser um grande desafio para as organizações, é possível a inserção da metodologia Kaizen na Gestão de Pessoas, e torna-se importante para apresentar e atuar, de forma mais simples e competente, sobre os processos que estão vinculados a este setor

Biografia do Autor

Elainy da Silva Camilo Loiola, Universidade Metodista de São Paulo

Graduada em Psicologia pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO; Pós graduada em Gestão Estratégica de Pessoas; Mestranda em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo.

Daniela do Vale Israel Medeiros, União Educacional do Norte.

Graduada em Psicologia pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO; Pós graduada em Gestão Estratégica de Pessoas.

Josiane Maia Nunes Barros, União Educacional do Norte.

Graduada em Administração com habilitação em Comercio Exterior pela Faculdade da Amazônia Ocidental- FAAO; Pós Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela União Educacional do Norte.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão