INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO DA ABORDAGEM SHUMPETERIANA

Autores

Palavras-chave:

Schumpeter, Inovação tecnológica, Mudança econômica

Resumo

O presente trabalho apresenta uma breve revisão teórica da teoria da inovação, principalmente ao longo do século XX, período em que ela se desenvolveu, ganhou importância e extenso corpo teórico na ciência econômica. Este trabalho foi desenvolvido a partir da vida e obras de Joseph Schumpeter. Desta forma, o referencial teórico utilizado neste trabalho é relativamente simples, por se tratar de um ensaio inicial. Apesar de ainda demandar muitos estudos empíricos e de não ter respostas para diversas questões, o tema tenta trazer uma abordagem inicial sobre a importância de Schumpeter para a inovação.

Biografia do Autor

Rogério Oliveira da Silva, Faculdade Albert Einstein

Docente Livre Superior com especializações em Gestão de Projetos, Engenharia de Software e Gestão Empresarial. Graduado em Sistemas de Informação e Teologia.

Referências

Schumpeter, Joseph A. (1939). Business Cycles – a Theoretical, Historical and Statistical Analysis of the Capital Process. New York, Toronto and London. McGraw-Hill Book Company, 1939.

______. (1964). História da Análise Econômica. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1964.

______. (1961). Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.

______. (1982). L’Essenza e i Principidell’ Economia Teorica. [s.l.] Laterza, 1982.

______. (1997). Teoria do Desenvolvimento Econômico. Série os Economistas, São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997.

SCHUMPETER, SCHUMPETER, J. A. Teoría del Desenvolvimiento Económico. Ed. FCE, México, (1978)

KIM, L. & NELSON, R.R. Tecnologia, Aprendizado e Inovação. As experiências das economias de industrialização recente. Ed. Unicamp, Campinas/SP (2005).

KIM, L.. Da Imitação à Inovação. A Dinâmica do aprendizado tecnológico da Coréia. Ed. Unicamp, Campinas/SP (2005).

GOMES, V. C.; OLIVEIRA, L. G. ; SIMOES MACHADO, S. H. ; SOUSA, L. C. . Os fundos setoriais e a redefinição do modelo de promoção de ciência, tecnologia e inovação no Brasil: uma análise à luz do CT-Agro. Revista de Administração (FEA-USP), v. 50, p. 353-368 (2015).

Downloads

Publicado

2022-08-08