Revisão Bibliométrica sobre Omnichannel de 2016 a 2021: uma análise das estratégias logísticas no contexto do varejo
Palavras-chave:
Omnichannel, Logística, Varejo, Tecnologias, Revisão Bibliométrica.Resumo
Os avanços da tecnologia de informação e comunicação (TIC), a mudança no comportamento dos consumidores e a pandemia do COVID-19 nessa década de 2020 aceleraram a utilização do canal de vendas on-line. Nesse ambiente, a logística tornou-se o desafio a ser vencido para a manutenção da competitividade do varejo. De tal modo, o problema de pesquisa foi: Para o contexto do omnichannel, logística e varejo, quais são as principais obras, autores, instituições e palavras-chave? Assim, realizou-se uma revisão bibliométrica na base de dados Web of Science (WOS) sobre artigos publicados no período de 2016 a 2021 mediante as palavras- chaves. Nesse contexto, na primeira seleção foram identificados 169 manuscritos. Mediante a leitura e avaliação de títulos, resumos e palavras-chave, foram selecionados 119 artigos. Por meio do software VosViewer, realizou-se a estatística descritiva e o mapeamento das redes de autores, das obras, dos periódicos e também das palavras-chave de maior impacto, em inglês Citation Network Analysis – CNA. As contribuições empíricas, gerenciais e acadêmicas estão voltadas para a alavancagem de desempenho operacional, desenvolvimento de competências e o potencial de uso de tecnologias de um tema considerado contemporâneo, tanto nacionalmente como internacionalmente. A originalidade do artigo está quanto ao período de análise bem como a relevância das fontes de pesquisa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:
1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro.
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.